Proposta metodológica e formativa: Movimentando-se com a Escrita
A
Escrita em Movimento é uma proposta para estimular a escrita de
professores em formação, participantes do subprojeto Matemática do
PIBID. A finalidade é utilizar a escrita como potencializadora dos
processos de formação e de ensino e aprendizagem da Matemática da
educação básica.
Para
isso, diversas práticas foram elaboradas e estão sendo
desenvolvidas durante os encontros semanais, juntamente com as
atividades do subprojeto Matemática, de forma a incentivar e
desafiar os futuros e atuantes professores da disciplina a se
envolverem com o processo da Escrita. Trata-se de “trabalhar a
escrita” e ser “trabalhado por ela” (PACHECO, 2010).
Na
elaboração das práticas foram utilizados alguns estudos teóricos
como subsídio: Freitas (2006), Marques (2006), Prado e Soligo
(2007), Marcushi e Dionisio (2007), Nacarato e Lopes (2009a, 2009b,
2013), Neves (2011), entre outros. Além disso, levou-se em
consideração:
-
Situações motivadoras para o escrevente.
-
Atividades temáticas articuladas com o ensino e conteúdos de Matemática específicos da Educação Básica.
- Toda escrita pressupõe um leitor – escrever para alguém ler - tendo em vista um destinatário, um interlocutor, jamais a escrita pela escrita.
- Escrita autoral, escrita própria, seja ela coletiva e/ou individual.
- Ter como referencial a sala de aula das escolas participantes do PIBID.
- Um professor – pesquisador (DEMO, 2011) e um professor- reflexivo (ZEICHNER, 1993).
As
práticas de escrita tiveram início no 2º semestre de 2014 e
permanecerão até final do 2º semestre de 2015.
No decorrer deste período foram realizadas 6 atividades práticas, com relatos das histórias vivenciadas em sala de aula. De forma, que essas práticas em conjunto trouxe um grande desempenho e evolução da didática e formativa dos bolsistas.
Cordenadores
Supervisores
Nenhum comentário:
Postar um comentário