sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Apresentação: Matemática





Proposta metodológica e formativa: Movimentando-se com a Escrita

A Escrita em Movimento é uma proposta para estimular a escrita de professores em formação, participantes do subprojeto Matemática do PIBID. A finalidade é utilizar a escrita como potencializadora dos processos de formação e de ensino e aprendizagem da Matemática da educação básica.

Para isso, diversas práticas foram elaboradas e estão sendo desenvolvidas durante os encontros semanais, juntamente com as atividades do subprojeto Matemática, de forma a incentivar e desafiar os futuros e atuantes professores da disciplina a se envolverem com o processo da Escrita. Trata-se de “trabalhar a escrita” e ser “trabalhado por ela” (PACHECO, 2010).
Na elaboração das práticas foram utilizados alguns estudos teóricos como subsídio: Freitas (2006), Marques (2006), Prado e Soligo (2007), Marcushi e Dionisio (2007), Nacarato e Lopes (2009a, 2009b, 2013), Neves (2011), entre outros. Além disso, levou-se em consideração:
  • Situações motivadoras para o escrevente.
  • Atividades temáticas articuladas com o ensino e conteúdos de Matemática específicos da Educação Básica.
  • Toda escrita pressupõe um leitor – escrever para alguém ler - tendo em vista um destinatário, um interlocutor, jamais a escrita pela escrita.
  • Escrita autoral, escrita própria, seja ela coletiva e/ou individual.
  • Ter como referencial a sala de aula das escolas participantes do PIBID.
  • Um professor – pesquisador (DEMO, 2011) e um professor- reflexivo (ZEICHNER, 1993).
As práticas de escrita tiveram início no 2º semestre de 2014 e permanecerão até final do 2º semestre de 2015. 

No decorrer deste período foram realizadas 6 atividades práticas, com relatos das histórias vivenciadas em sala de aula. De forma, que essas práticas em conjunto trouxe um grande desempenho e evolução da didática e formativa dos bolsistas. 

Cordenadores

Supervisores

Nenhum comentário:

Postar um comentário