Bem vindo a página da Pedagogia do PIBID-FURG

A proposta do subprojeto PIBID/Pedagogia procura articular o objetivo de iniciação à docência e de qualificação do ensino com os princípios do PIBID Institucional de pesquisa e de escrita como pressuposto epistêmico na formação de professores. Nesse sentido, buscaremos alinhavar as ações do subprojeto ao projeto institucional, tendo como foco a reflexividade crítica citada por Nóvoa (2009), na escrita dos Portfólios. Desse modo, entendemos ser possível contribuir com o processo de formação acadêmico-profissional (DINIZ-PEREIRA, 2009) por meio da problematização de vivências cotidianas em sala de aula e de seus significados teórico-práticos, buscando alicerces para uma ação docente sempre reconstrutora e reflexiva e contribuindo, assim, para a construção de identidades profissionais.
Nessa direção, este subprojeto focaliza a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e apresenta uma proposta que busca potencializar, no universo do ensinar e do aprender, as especificidades da infância. Assim, propõe-se em pensar os espaços-tempos formadores a partir de narrativas construídas pelos professores supervisores e licenciandos bolsistas como forma de problematizar, compreender e teorizar a sala de aula, articulando com propostas metodológicas no campo das linguagens. Desta forma, pretende intensificar a prática do registro e de sua discussão como dispositivo de formação de professores.

Registros Fotográfico de algumas atividades





Nenhum comentário:
Postar um comentário