Descrição do projeto: Este subprojeto busca potencializar a articulação entre a universidade e a escola básica e a formação permanente de professores.
Objetivo do projeto: Tem como objetivo promover a formação inicial e continuada de professores e desenvolver o currículo da Geografia na rede de educação básica, através da formação de professores na perspectiva de uma Comunidade Aprendente (Wenger, 2001; Brandão, 2005, Galiazzi, 2013) em Roda (Warshauer, 2001) pela Pesquisa (Demo, 1997; Galiazzi, 2003).
Aspecto geral: Prevê a imersão de 12 alunos da licenciatura em Geografia nas escolas parceiras do subprojeto pertencentes ao município do Rio Grande – RS, durante os 04 anos de execução, vivenciando o espaço e o ambiente escolar. E, a participação de 02 professoras de Geografia em exercício há pelo menos 02 anos em 02 escolas pertencentes à rede pública de ensino na Roda de Formação na universidade, e demais ações previstas em articulação com o PIBID Institucional. O subprojeto contempla uma carga horária semanal de 12 horas.
Metas:
1) A articulação entre a universidade e a escola para promover a formação inicial e continuada de professores de Geografia em Roda.
2) Conhecer os documentos nacionais que regulam a formação de professores.
3) O princípio da Pesquisa como pressuposto basilar para a formação da identidade docente.
4) A escrita como artefato cultural que promove a Formação de professores, com a participação e apresentação de trabalhos em eventos.
- A melhoria do ensino de Geografia nas salas de aula da educação básica.
- A formação inicial e permanente de professores de Geografia através da participação semanal nas Rodas de formação na universidade e inserção no cotidiano das escolas parceiras do sub-projeto.
- A formação inicial de 12 (doze) bolsistas de iniciação a docência [...] em atividades planejadas e vivências experienciadas contribuirão para a compreensão da docência. [...]
- A formação permanente de 02 (dois) professores supervisores em exercício nas escolas da educação básica do município do Rio Grande – RS, com o acompanhamento dos bolsistas de iniciação a docência na escola.
- A leitura e discussão de referenciais teóricos que problematizam a formação de professores e o ensino de Geografia na educação básica.
- O planejamento e a aplicação de atividades para serem utilizadas em sala de aula com metodologias de ensino para tornar mais complexa à compreensão da configuração espacial do lugar, a partir do Estudo do Meio.
- A análise das metodologias de ensino planejadas e aplicadas na sala de aula e, suas contribuições e implicações para o ensino de Geografia.
- Promover exercícios da escrita através do registro semanal no portfólio coletivo, seguido da sua leitura na Roda de formação, para promover a partilha das aprendizagens construídas e significar o processo de formação.
- A participação nos principais eventos previstos são os seguintes: Mostra de Produção na Escola (MPU), Encontro Riograndino de Investigação na Escola (EIE) e Encontro Estadual de Geografia (EEG).
- O desenvolvimento de pesquisas decorrentes dos processos vivenciados neste subprojeto pelos bolsistas de iniciação a docência em seus Trabalhos de Conclusão de Curso.
- Contribuir para desenvolver a capacidade comunicativa dos licenciandos, através das leituras, da escrita, da pesquisa e da expressão oral, com a participação nos diferentes espaços formativos incentivados pelo sub-projeto.
Coordenadores
Supervisores
Nenhum comentário:
Postar um comentário