sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Apresentação: Geografia



Descrição do projeto: Este subprojeto busca potencializar a articulação entre a universidade e a escola básica e a formação permanente de professores. 

Objetivo do projeto: Tem como objetivo promover a formação inicial e continuada de professores e desenvolver o currículo da Geografia na rede de educação básica, através da formação de professores na perspectiva de uma Comunidade Aprendente (Wenger, 2001; Brandão, 2005, Galiazzi, 2013) em Roda (Warshauer, 2001) pela Pesquisa (Demo, 1997; Galiazzi, 2003). 

Aspecto geral:  Prevê a imersão de 12 alunos da licenciatura em Geografia nas escolas parceiras do subprojeto pertencentes ao município do Rio Grande – RS, durante os 04 anos de execução, vivenciando o espaço e o ambiente escolar. E, a participação de 02 professoras de Geografia em exercício há pelo menos 02 anos em 02 escolas pertencentes à rede pública de ensino na Roda de Formação na universidade, e demais ações previstas em articulação com o PIBID Institucional. O subprojeto contempla uma carga horária semanal de 12 horas. 

Metas:  
1) A articulação entre a universidade e a escola para promover a formação inicial e continuada de professores de Geografia em Roda. 

2) Conhecer os documentos nacionais que regulam a formação de professores. 

3) O princípio da Pesquisa como pressuposto basilar para a formação da identidade docente. 

4) A escrita como artefato cultural que promove a Formação de professores, com a participação e apresentação de trabalhos em eventos.





Algumas das atividades propostas neste sub-projeto do PIBID pretendem promover: 

  • A melhoria do ensino de Geografia nas salas de aula da educação básica.
  • A formação inicial e permanente de professores de Geografia através da participação semanal nas Rodas de formação na universidade e inserção no cotidiano das escolas parceiras do sub-projeto.
  • A formação inicial de 12 (doze) bolsistas de iniciação a docência [...] em atividades planejadas e vivências experienciadas contribuirão para a compreensão da docência. [...]
  • A formação permanente de 02 (dois) professores supervisores em exercício nas escolas da educação básica do município do Rio Grande – RS, com o acompanhamento dos bolsistas de iniciação a docência na escola.
  • A leitura e discussão de referenciais teóricos que problematizam a formação de professores e o ensino de Geografia na educação básica.
  • O planejamento e a aplicação de atividades para serem utilizadas em sala de aula com metodologias de ensino para tornar mais complexa à compreensão da configuração espacial do lugar, a partir do Estudo do Meio.
  • A análise das metodologias de ensino planejadas e aplicadas na sala de aula e, suas contribuições e implicações para o ensino de Geografia.
  • Promover exercícios da escrita através do registro semanal no portfólio coletivo, seguido da sua leitura na Roda de formação, para promover a partilha das aprendizagens construídas e significar o processo de formação.
  • A participação nos principais eventos previstos são os seguintes: Mostra de Produção na Escola (MPU), Encontro Riograndino de Investigação na Escola (EIE) e Encontro Estadual de Geografia (EEG).
  • O desenvolvimento de pesquisas decorrentes dos processos vivenciados neste subprojeto pelos bolsistas de iniciação a docência em seus Trabalhos de Conclusão de Curso.
  • Contribuir para desenvolver a capacidade comunicativa dos licenciandos, através das leituras, da escrita, da pesquisa e da expressão oral, com a participação nos diferentes espaços formativos incentivados pelo sub-projeto.


Coordenadores


Supervisores

Nenhum comentário:

Postar um comentário