segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Projetos: Subprojeto Ciências EAD


1) DSTs PRECONCEITOS E TABUS NA EJA

Introdução
O sexo se faz presente na vida de adolescentes e adultos, informar e falar abertamente sobre o assunto é importante para uma vida equilibrada e para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DSTs. Esse tema requer reflexões sérias, tratadas de maneira leve com muito respeito e responsabilidades consigo e com o outro, afinal não se deve ser negligente com a saúde e isso ocorre com frequência com muitas pessoas em especial com os jovens, por sua autoridade absoluta, sustentada por sua autoconfiança de que “comigo não acontece”. 

Resultados Esperados
Com este projeto, esperamos que os alunos adquiram capacidade de integração, envolvimento e participação nas discussões durante apresentação de todos os recursos sobre o tema proposto na dinâmica de motivação, demonstrando conhecimento, habilidades para resolver problemas, capacidade de reflexão, domínio das emoções e prioridade com a saúde.

Link de acesso ao arquivo completo:



2) WEBFÓLIO DO PIBID CIÊNCIAS NA EAD COMO METODOLOGIA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores*: Ana Laura Salcedo de Medeiros; Maria do Carmo Galiazzi (Coordenadora Institucional)

Resumo
Este relato de experiência apresenta o webfólio como ferramenta do formação acadêmico-profissional do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo a Docência (PIBID) – Ciências na EaD – Secretaria de Educação a Distância(SeaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG. Aponta aspectos da constituição da Comunidade Aprendente a distância em Rodas de Formação mediadas pela web para o compartilhamento das práticas educacionais e socialização das aprendizagens. Apresenta o processo formativo do professor pesquisador da sua prática a partir da escrita e reflexão crítica nos webfólios  num processo formativo articulado com as ações na escola de Educação Básica. Elenca teóricos que dialogam com a proposição da reflexão e do diálogo e, assim, analisar os webfólios reflexivos como ferramentas de formação dos professores.

Webfólio: Reflexão na formação acadêmico-profissional  
A formação docente, pode contribuir para estreitar os laços entre a Universidade e a sociedade, dessa forma nos constituímos numa CA no PIBID-Ciências na EaD. Essa perspectiva de formação está alicerçada no entendimento do aprender em comunidade em um processo contínuo e recursivo. A organização dessa comunidade articula a formação acadêmico-profissional de educadores, constituída por professores do sistema público da Educação Básica, professora da Universidade e licenciandos do curso de Ciências a partir de proposições individuais e coletivas. 

Link de acesso ao arquivo completo:



3) O LIXO QUE EMBELEZA A NOSSA ESCOLA

Autora*: Lívia Maria Rocha Cardozo Pereira 

Introdução
Um dos grandes desafios atuais é saber o que fazer com o destino do lixo que é produzido diariamente.

A geração de lixo está diariamente ligada ao que é produzido, consumido e descartado.
 
Nas últimas décadas, com o desenvolvimento técnico e científico, substâncias sintéticas, como plásticos e borrachas, foram criadas em laboratórios especiais, sendo largamente empregadas em nosso cotidiano e levando um tempo longo para se degradar. Esses materiais vão se acumulando com o tempo e provocando sérios impactos ambientais.

O lixo pode ser de diferentes naturezas, mas todos os tipos necessitam de cuidados especiais, de modo que sejam minimizadas suas consequências.

Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BUE04eVk0STNoSjA/view?usp=sharing


*Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário