domingo, 21 de fevereiro de 2016

Projeto: Subprojeto Interdisciplinar


1) HORTA ESCOLAR: UM PROJETO INTERDISCIPLINA

Autor*: Dayana Pereira dos Anjos

Resumo
O presente artigo discorre sobre a importância do trabalho interdisciplinar na escola. A Horta Escolar é uma importante ferramenta para se trabalhar os conteúdos de forma lúdica, e essa prática desperta o interesse dos alunos, pois se trata de um laboratório vivo, onde eles terão contato direto com os objetos de estudo. O trabalho com a Horta visa aguçar o comprometimento dos alunos com o cuidado com o meio ambiente, relações interpessoais e o respeito com o outro. [...]

Link de acesso ao arquivo completo:




2) TRABALHANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS - Rio Grande - RS

Autores*: Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira Professora supervisora: Magda Munhoz Licenciandos: Leandro Mattos, Patricia Zambelli, Euclides Araújo,Matheus Marinho e Cristiane da Rosa

Resumo
Pensar a educação na escola, requer segundo intervenção pedagógica sensível ao processo de história e identidade do educando, levando em conta a produção cultural, situada e contextualizada. Freire (1996).

Nesta dimensão, escola espaço físico, equipe diretiva, professores, educandos e funcionário formam um conjunto dinâmico marcando um tempo, embora transitório. No entanto deixam na sociedade a construção efetiva desta época.

Link de acesso ao arquivo completo:



3) PRESERVANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS EM TEMPOS DE REGISTROS

Autores*: Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira; Professora supervisora: Karina Vicent Larralde; Licenciandos: Claudia RekowskyBistrichi, Humberto da Costa Amarilho, Joel Quevedo de Matos, Vagner Viera de Souza; Professora voluntária: Magda Munhoz; Licenciando voluntario:Leandro Mattos.

Resumo
A relação instituição escola e sua comunidade trazem em seu bojo, a necessidade de uma interferência pedagógica de acolhimento, união, identificação e conscientização do lugar, palco desta convivência e do desenvolvimento cognitivo.

Pensar a educação na escola, segundo Freire (1996) requer intervenção pedagógica sensível ao processo de história e identidade do educando, levando em conta a produção cultural, situada e contextualizada. 

Link de acesso ao arquivo completo:



4) COLABORANDO COM O FUNCIONAMENTO E UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Autores*: Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira

Resumo
Justificamos nosso Projeto pelo desejo que temos de proporcionar espaços de leitura que representem conhecimento, prazer e alegria para todos. [...]

[...] Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, e que na era das tecnologias os ambientes e acesso a acervos literários estão sendo pouco utilizado, o Projeto “Colaborando com o funcionamento e utilização da biblioteca escolar” nasceu da ideia da supervisora e das alunas licenciandas e participantes do PIBID/FURG/LORÉA PINTO da escola para que os alunos das turmas selecionadas utilizem e percebam a importância Biblioteca Escolar. [...]

Link de acesso ao arquivo completo:



5) O USO DA HORTA NA PRODUÇÃO DE "ALIMENTOS" PARA SUSTENTAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS INTERDSICIPLINARE

Autores: PROFESSORA SUPERVISORA: Ana Sílvia Farias; LICENCIADOS: Camila Lopes Ribeiro (Letras Português - Inglês), Cleusa Chagas Saraiva (Matemática), Dayana Anjos (Pedagogia), Fábio José Klafek (Geografia), Letícia Pereira Falcão (Pedagogia).

Resumo
A proposta do trabalho com a horta surgiu de uma conversa com a diretora que comentou sobre as necessidades da escola de buscar cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento dos alunos com o cuidado do ambiente escolar, das relações interpessoais, o respeito com o outro e o meio em que vive. A partir dessa conversa percebemos a oportunidade de desenvolver um trabalho de forma lúdica e interdisciplinar, neste contexto, o cultivo de horta pode ser um valioso instrumento educativo.

Link de acesso ao arquivo completo:



6) PROJETO SEMEAR

Autores*: PROFESSORA SUPERVISORA: Ana Sílvia Farias; LICENCIADOS: Carolina Bittencourt Hammes (Letras Português), Cleusa Chagas Saraiva (Matemática), Dayana Anjos (Pedagogia), Fábio José Klafek (Geografia), Letícia Pereira Falcão (Pedagogia)

Resumo
[...] O conceito de interdisciplinaridade proposta por Fazenda (2008) “é uma nova atitude diante da questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender e dos aparentemente expressos, colocando-os em questão. Exige, portanto, na prática, uma profunda imersão no trabalho cotidiano [...]

Link de acesso ao arquivo completo:





ANAIS DO V SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID 
III SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA



1) PRESERVANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS - UM REGISTRO DE PERTENCIMENTO À COMUNIDADE 

Autores*: Claudia Rekowsky Bistrichi; Orientadora: Magda Medianeira Alberti Munhoz

Resumo
Despertar o sentimento de pertencimento à escola é uma alternativa para promover a preservação desta mesma. E é neste prisma que é desenvolvido o projeto “Trabalhando a história da Escola Técnica Estadual Getulio Vargas”, situada na cidade de Rio Grande. [...]

[...]  E também será divulgado todo o registro histórico da escola na web, para que este possa ser visualizado continuamente. Este é um trabalho desenvolvido por uma equipe de cinco bolsistas, de diferentes cursos de licenciatura, todos atuando pelo mesmo fim, contribuindo com o seu saber para o prolongamento do projeto. [...]

Link de acesso ao arquivo completo:



2) COLABORANDO COM O FUNCIONAMENTO E UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Autores*: Autores: Carmen Vera Amarilio; Luiza Penteado Alves Amorim; Natalí Freitas Machado3; Natália Garcia Guerreiro; Rosemary Machado Bianchi - Orientadora: Elaine Corrêa Pereira.

Resumo
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, e que na era das tecnologias os ambientes e acesso a acervos literários estão sendo pouco utilizados, o Projeto “Colaborando com o funcionamento e utilização da biblioteca escolar” nasceu da ideia da supervisora e das alunas licenciandas e participantes do PIBID/FURG/LORÉA PINTO da escola para que os alunos das turmas selecionadas utilizem e percebam a importância da Biblioteca Escolar.

Link de acesso ao arquivo completo:



III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ONLINE DE EDUCAÇÃO SEXUAL






1) “DO SELFIE AO PUM!”: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NA ESCOLA 

Autores*: Ana Carolina Sampaio Zdradek ; Natália Garcia Guerreiro

Resumo
O presente relato de prática teve como objetivo articular práticas pedagógicas construídas por duas professoras no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID relacionadas às questões de gênero e educação para a sexualidade, frente a uma sociedade midiatizada. [...]

Link de acesso ao arquivo completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário