domingo, 21 de fevereiro de 2016

Artigos Acadêmicos: Formação de Professore - Subprojeto Interdisciplinar


ARTIGOS ACADÊMICOS - FORMAÇÃO DE PROFESSORES






1) FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE SEU SABER/FAZER 

Autor*: Maria do Socorro Castro Hage

Resumo
Este artigo tem como base a pesquisa acerca da formação de professores a partir de suas narrativas de história de vida, realizada no decorrer do processo de elaboração da tese de doutorado da autora e pretende refletir sobre a formação de professores na perspectiva de seu saber/fazer. A discussão ancora-se na necessidade de se perceber, atualmente, como vem sendo discutida e trabalhada a formação de professores nos diferentes espaços educacionais e como esta formação poderá influenciar na prática pedagógica deste profissional de forma significativa, ao buscar com isso uma aprendizagem concreta e efetiva por parte dos alunos. Conclui-se que para o saber/fazer a relação teoria- prática é de fundamental importância no processo de formação de professores com vistas a dar possibilidades a este professor de perceber a sua prática e de refletir sobre a mesma como forma de revê-la e redimensioná-la.

Link de acesso ao artigo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BaXVURUZlVFpuRGc/view?usp=sharing



2) REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

Autor*: Cinthia Maria da Fontoura Messias

Resumo
A formação docente é um dos campos do conhecimento educacional mais discutido em congressos e nas práticas institucionais pelo Brasil, demonstrando a relevância que essa questão tomou nos últimos anos. A responsabilidade das faculdades formadoras dos futuros profissionais da educação é grande, pois nem todos os que ingressam nas licenciaturas percebem a grandeza do trabalho do professor. Um ponto de partida para a realização profissional é compreender o significado da carreira docente em toda a sua extensão, incluindo, principalmente, o compromisso com sua formação e os reflexos que ela incidirá sobre sua vida pessoal e profissional.

Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BZGJZUWFaTUtrWms/view?usp=sharing



3) FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA REFLEXIVA

Autor*: Hilda Maria Martins Bandeira

Resumo
A educação do Século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de um novo sujeito. O conhecimento é um diálogo, é uma expressão de liberdade, na medida em que temos consciência de uma leitura crítica da realidade, onde a nossa reflexão deve ser um constante devir, na perspectiva de indagação e de esquadrinhar com a imaginação, sem acordo com resposta estanques e únicas. [...]

Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BM2R3MzVPdHY2RVE/view?usp=sharing


*Todos os direitos reservado

Nenhum comentário:

Postar um comentário