domingo, 21 de fevereiro de 2016

Atividades nas Escolas: Subprojeto História


1) PIFE DA MITOLOGIA EGÍPCIA
Nosso objetivo nesta aula era trabalhar a religião egípcia, porém de uma forma que os alunos se interessassem mais pelo tema. Sendo assim em um primeiro momento, fizemos alguns “esquemas” no quadro, trabalhando alguns conceitos com eles, como por exemplo: mitologia, monoteísmo e politeísmo. Depois, apresentamos aos alunos os principais deuses que fazem parte da mitologia egípcia.
Para tornar a aula mais dinâmica, aplicamos o “Jogo de Pife da Mitologia Egípcia”. O jogo foi desenvolvido pela professora Gabriela Correa, que era professora substituta da FURG. Após entrar em contato com ela, ela me passou como eu deveria confeccionar o jogo e aplica-lo em sala de aula.
O jogo funciona do seguinte modo: é um simples jogo de pife, composto por cinquenta e seis cartas, sendo que cada baralho possui nove divindades egípcias e estas têm três pares – e o par é composto pela figura da divindade e sua explicação. Inicialmente, cada jogador recebe seis cartas e em cada rodada ele deve comprar e descartar uma carta, podendo comprar uma carta do “lixo”, mas deve continuar com todas as suas cartas anteriores na mão. No final, vence quem formar três pares de cada divindade primeiro.
Atividade realizada em: 19/06/2015.

2) GLORSSÁRIO DE REVOLUÇÃO RUSSA
Ao trabalharmos com tal conteúdo didático percebemos que os alunos tinham muitas dificuldades em interpretar o texto devido à problemas de vocabulário, surgiu então a ideia de criar um jogo em que o produto final seria a elaboração de um glossário do tema. Para tanto os alunos listaram as palavras que desconheciam no texto, em seguida dividimos a turma em grupos e, com o auxílio de dicionários, os grupos ficaram responsáveis pela elucidação do significado de dez palavras. Anotamos a ordem em que os grupos cumpriam a tarefa e distribuímos brindes, chocolates, penso que a atividade teve como principal ponto de relevância a possibilidade de oferecer aos alunos um momento de aprendizagem e lazer.

3) TELEJORNAL: "A DIVERSIDADE PRESENTE NA ÁFRICA''
Buscamos mostrar aos alunos como são os países na África atualmente, com o objetivo de estimular os alunos a conhecerem a imensa diversidade cultural presente no continente africano.
Esta atividade durou todo o mês de outubro, pois queríamos desenvolve-la, mais detalhadamente. A ideia de montar um telejornal sobre a Africa, surgiu de um proposta em um oficina ministrada pelo Marcelo Studinsk.
Utilizando a pesquisa, pedimos para que os alunos se separassem em grupos e escolhessem o assunto que gostariam de pesquisar.
A ideia era que após os alunos trazerem as pequisas prontas e de conversarmos sobre os assuntos, tirando as dúvidas que os alunos tinham, de começarmos a gravar o telejornal.
Os alunos demoraram um tempo para trazerem as pesquisas prontas, mas assim que trouxeram, gravamos o telejornal e eu mesma, fiz as edições necessárias.
Não foi possível inserir o material aqui, pois ele excede o tamanho máximo.
Atividade realizada em: Outubro de 2015.

Máscaras africanas





CARTAZES SOBRE INTOLERÂNCIA E MÁSCARAS AFRICANAS 

Entre outros assuntos, durante essa aula falamos sobre a disputa religiosa que havia na Idade Média, e também mostramos a figura da mulher sendo alvo da violência e injustiças. Propomos como atividade a confecção de cartazes, com recortes de revistas com cenas que expressassem qualquer tipo de intolerância.
Já na aula cujo os temas eram Os reinos de Gana e Mali, com o intuito de inserir o estudante no contexto histórico das contribuições africanas, relacionando as práticas de nossos antepassados com os atuais pedimos aos alunos que confeccionassem máscaras africanas.



Exposição de Encerramento PIBID CIDEC 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário