sábado, 20 de fevereiro de 2016

Projeto: Subprojeto Química - Neurociência


2° Seminário Nacional de Neurociências Aplicada à Educação -
Desafio e Possibilidades





1) MEMÓRIAS; APRENDIZAGENS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

Autora: CINTIA DOMINGUES TUSNSKI

Artigo
O cérebro é responsável pela nossa aprendizagem fazendo uso de funções cognitivas. Sendo essas, características condicionais na construção do conhecimento. Partindo dessa análise reflexiva venho por meio deste fazer associações expositivas relacionando algumas funções cognitivas como linguagem, visão e audição fatores inerentes na aprendizagem do ensino de química usando como artefatos educacionais que potencializem o conhecimento sendo esses, a narrativa e experimentação. [...]

Link de acesso ao arquivo completo:




2) A ABSTRAÇÃO CONCEITUAL E O ESTÍMULO VISUAL ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO.

Autores*: Maicon Fernandes Garcia; Monize Morgado Neves; Aline Dorneles Machado (Orientadora)

Artigo
Na área de ciências é comum estudar conceitos abstratos, onde nem sempre são compreendidos de forma simples, pois carregam uma densa informação abstrata, porém não são todos os alunos que conseguem criar uma aprendizagem através de algo invisível, nesse caso acredita-se que a criatividade pode ser usada na capacidade que temos de criar um novo caminho, uma maneira de fazer algo e assim resolver um problema. [...]


3) OS ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA NA COMPREENSÃO DO IMPACTO DA ANSIEDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Autores*: Aline Machado Dorneles (Orientadora); Mônica de Quadro Silva
Artigo
O presente trabalho tem como objetivo compreender o impacto do transtorno da ansiedade e como vem interferindo na aprendizagem e na vida das pessoas. Procura-se relacionar o estudo a respeito da ansiedade com a neurociência aplicada na educação, visto a relevância do tema para compreensão da aprendizagem escolar. De acordo com Petersen (2011, p. 233) “a ansiedade tem sua expressão em quatro dimensões bem definidas: emoções, comportamento, pensamentos e corpo”. [...]

Link de acesso ao arquivo completo:
 

*Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário