2° Seminário Nacional de Neurociências Aplicada à Educação -
Desafio e Possibilidades
Link de acesso oficial : http://www.seminario.neurocienciaeduca.furg.br/index.php
1) MEMÓRIAS;
APRENDIZAGENS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO
Autora: CINTIA
DOMINGUES TUSNSKI
Artigo
O cérebro é responsável pela nossa
aprendizagem fazendo uso de funções cognitivas. Sendo essas,
características condicionais na construção do conhecimento.
Partindo dessa análise reflexiva venho por meio deste fazer
associações expositivas relacionando algumas funções cognitivas
como linguagem, visão e audição fatores inerentes na aprendizagem
do ensino de química usando como artefatos educacionais que
potencializem o conhecimento sendo esses, a narrativa e
experimentação. [...]
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2) A
ABSTRAÇÃO CONCEITUAL E O ESTÍMULO VISUAL ATRAVÉS DA
EXPERIMENTAÇÃO.
Autores*: Maicon
Fernandes Garcia; Monize
Morgado Neves; Aline
Dorneles Machado (Orientadora)
Artigo
Na
área de ciências é comum estudar conceitos abstratos, onde nem
sempre são compreendidos de forma simples, pois carregam uma densa
informação abstrata, porém não são todos os alunos que conseguem
criar uma aprendizagem através de algo invisível, nesse caso
acredita-se que a criatividade
pode ser usada na capacidade que temos de criar um novo caminho, uma
maneira de fazer algo e assim resolver um problema. [...]
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3) OS
ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA NA COMPREENSÃO DO IMPACTO DA ANSIEDADE NA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
Autores*: Aline
Machado Dorneles (Orientadora); Mônica de Quadro Silva
Artigo
O presente trabalho tem como objetivo compreender o impacto do transtorno da ansiedade e como vem interferindo na aprendizagem e na vida das pessoas. Procura-se relacionar o estudo a respeito da ansiedade com a neurociência aplicada na educação, visto a relevância do tema para compreensão da aprendizagem escolar. De acordo com Petersen (2011, p. 233) “a ansiedade tem sua expressão em quatro dimensões bem definidas: emoções, comportamento, pensamentos e corpo”. [...]
O presente trabalho tem como objetivo compreender o impacto do transtorno da ansiedade e como vem interferindo na aprendizagem e na vida das pessoas. Procura-se relacionar o estudo a respeito da ansiedade com a neurociência aplicada na educação, visto a relevância do tema para compreensão da aprendizagem escolar. De acordo com Petersen (2011, p. 233) “a ansiedade tem sua expressão em quatro dimensões bem definidas: emoções, comportamento, pensamentos e corpo”. [...]
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