Projetos e participação em eventos.
1) EXPERIMENTANDO O
EXPERIMENTO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO LEITE.
Autores*: Monize Morgado Neves; Ana Luísa Vieira Ritter; Mônica de Quadro Silva (Orientadora)
Introdução
Apresenta-se o relato de experiência sobre o planejamento e
desenvolvimento de uma atividade experimental na sala de aula de
Química [...]
Analisam-se as escritas das aprendizagens dos alunos da educação
básica, como também os registros reflexivos produzidos no portfólio
coletivo do PIBID, em que a experiência da formação é percebida
no envolvimento do professor da educação básica sentindo-se
formador do acadêmico da licenciatura, e nessa parceria aprendem,
planejam e produzem conhecimento por meio das atividades
experimentais na sala de aula do ensino médio.
Conclusão
Portanto, salienta-se a importância de se criar situações de
aprendizagem significativa, neste caso por meio da experimentação
no ensino da Química, o qual contrapõe a ideia da memorização,
fazendo com que o aluno compreenda e sinta-se integrado no processo
de investigação e produção do conhecimento. Sendo assim, cabe
dizer que a realização da experimentação na educação básica,
relatada no presente trabalho, foi possível pelo trabalho coletivo
realizado nos encontros do PIBID/Química, com a proposta de aumentar
as possibilidades de questionamentos em relação aos experimentos e
nos tornar professores mais confiantes no desenvolvimento do mesmo na
sala de aula do ensino médio.
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2) PDPP – Possibilidades de
ações no Ensino de Química e Narrativas das Experiências
Pedagógicas
Autores*: Tatiane Beatris Gonçalves de Sousa
Introdução
[...] Foram selecionados vinte e cinco Professores de Química, de
diferentes regiões do País, a partir dos projetos enviados pelas
Universidades participantes dos Programas PIBID e PARFOR.
O objetivo do PDPP é valorizar os profissionais do magistério que
atuam na rede pública da Educação oportunizando vivenciar
experiências profissionais em outro País, compartilhar saberes e
fazeres em Química com os docentes portugueses e conhecer
metodologias de inserção das tecnologias digitais na construção
do conhecimento químico.
Análise e Discussões
[...] Os desafios propostos trouxeram-nos diferentes conhecimentos,
principalmente os módulos que trouxeram as tecnologias. Agregar as
tecnologias ao ensino da Química mostra-se cada vez mais necessário,
pois vai ao encontro das realidades e interesses de nossos educandos
e as disciplinas que trouxeram esta abordagem nos mostrou que é possível ensinar a Química com as mídias e explorá-las de forma a
potencializar as aprendizagens. [...]
Considerações Finais
Pretendo juntamente com a Universidade (PIBID) planejar minhas ações
na escola e também partilhar com as demais colegas de Química da
rede e com os licenciandos de Química os conhecimentos que
adquiridos na formação. Algumas dificuldades surgem como a falta de
estrutura física, computadores e internet na escola, mas são os
desafios da docência e não podemos desistir e sim persistir.
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3) MEMÓRIAS DA EXPERIMENTAÇÃO
NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA
Autores*: Andréia Rosa de Avila de Vasconcelos; Aline Machado Dorneles (Orientadora)
Introdução
O grupo do PIBID/Química da FURG é constituído de 4 professores
supervisores de Química atuantes em escolas públicas, 12
licenciandos e 1 professor da universidade. Uma das atividades do
projeto é a escrita narrativa no portfólio coletivo, cada professor
supervisor recebe no início do projeto um portfólio com objetivo de
mediar a escrita coletiva com os licenciandos. A cada semana um
participante escreve suas reflexões, coloca imagens e perguntas e
passa para outro que irá ler e escrever sua narrativa.
A primeira escrita no portfólio coletivo do PIBID/Química, no ano
de 2014, tratou-se de resgatar as memórias de uma experimentação
que marcou durante a sua formação escolar. Para isso realizou-se
estratégias para elaboração da narrativa, com o propósito de
relembrar a experimentação, os conceitos de química e a
aprendizagens relacionadas à experiência narrada.
Na busca de compreender como funciona a memória dialoga-se com
Izquierdo (2004, p.3) o qual afirma que “a mente humana depende em
grande parte da memória, pois “somos aquilo que lembramos”
e “também somos o que decidimos esquecer”. O
mesmo autor complementa que a memória passa, assim, a ser “a
informação aprendida” mais “o efeito do hormônio que for
liberado durante a experiência correspondente”.
(p. 5). Isso leva a pensar a importância de relembrar as memórias
que nos constitui.
Considerações
A experimentação no ensino de química constitui de um
recurso pedagógico que na maioria das vezes encanta, seja, pelo
lúdico ou pela abordagem diferenciada dos ditos conteúdos de
Química. Ao narrar experiências vividas de um experimento que
marcou a nossa formação, fato que ficou em nossas memórias,
potencializa os nossos conhecimentos e nos permite fazer reflexões e
a escrita no portfólio coletivo permite registrar e compartilhar com
outras pessoas nossas vivências que de certa forma fazem parte da
nossa caminhada na formação.
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4) PRODUÇÃO
E RECICLAGEM DO PAPEL: DESENVOLVENDO UNIDADES DE APRENDIZAGEM NUMA
ABORDAGEM CTS.
Autores*: Cássio Henrique Henn; Eunice Beatris Soares Martins; Simone Soares (Orientadora)
Resumo
O presente relato descreve a experiência docente vivenciada por
intermédio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à
docência) de Química da FURG (Universidade Federal do Rio Grande).
No segundo semestre do ano de 2013 fomos desafiados a desenvolver uma
proposta de trabalho interdisciplinar, por meio de uma
situação-problema com alunos da EJA (Ensino de Jovens e Adultos) na
Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes.
A
proposta teve como ponto de partida o tema “O Consumismo” e o
foco do trabalho, o lixo, culminando no estudo a respeito da
“Produção e Reciclagem do Papel”. Depois da apresentação de
vídeos, textos, diálogos, escritas e júri simulado os alunos
produziram papel reciclado a partir do papel descartado na escola nos
diversos turnos. Destacamos no relato a significância desta proposta
de trabalho para o aprendizado dos alunos bem como para a
constituição profissional dos acadêmicos envolvidos.
Considerações Finais
A proposta aqui relatada menciona a pesquisa como agente motivador da
aprendizagem, e potencializada a partir de uma situação-problema.
Concluímos como significativo o envolvimento dos alunos ao longo da
Unidade de Aprendizagem percebendo como foram em busca de resposta
aos questionamentos propostos, sobre a indústria de celulose, como
organizaram os questionamentos, as argumentações e no empenho na
produção do papel reciclado.[...]
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5) QUÍMICA DO CABELO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM ENFOQUE CTS NA SALA DE AULA
Autores*: Carina Ritter Geremias; Guilherme Alves Martins (Orientador)
Introdução
Apresenta-se o relato de experiência de uma proposta pedagógica
intitulada Química do Cabelo que foi realizada em uma escola pública
do município de Rio Grande-RS [...]
Realizou-se o planejamento da proposta pedagógica Química do Cabelo
no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) subprojeto da
Química, com a participação da professora supervisora da educação
básica e dois licenciandos do curso de Química Licenciatura. As
aprendizagens aqui relatadas são oriundas das nossas escritas em
portfólios para relatarmos as vivencias em sala de aula e
apresentações de seminários os quais os alunos escolhiam o tema e
nos abordávamos estes juntamente com o conteúdo.
Conclusão
Concluímos que os alunos estavam com dificuldade de relacionar a
química da sala de aula com seu dia-a-dia, e o seminário sobre
cabelos os ajudo a contextualizar o conteúdo de ligações. Assim
percebemos a importância de discutirmos temas trazidos pelos
próprios alunos, pois esses são extremamente atrativos para os
mesmos e relacionar o conteúdo formal com assuntos cotidianos
facilita a compreensão e a construção do conhecimento. Pensamos
que a abordagem de conteúdos com foco ambiental e/ou social faz com
que os alunos construam a sua formação cidadã, o que é um dos
papeis importantes da química.
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6) A
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA EXPERIMENTAÇÃO COLETIVA.
Autores*: Maicon Fernandes Garcia; Aline Dorneles Machado (Orientadora)
Introdução
Infelizmente grande parte dos alunos que estudam os conteúdos de
química tem dificuldades de aprendizagem, isso pode ser causado
devido ao excesso de aulas expositivas em que o aluno não consegue
associar o conteúdo com a realidade, criando uma rotina monótona
naquela aula tradicional, desmotivando o aluno a aprender química.
Com isso, este trabalho descreve algumas das atividades realizadas no
PIBID-QUÍMICA da FURG, tendo como enfoque a experimentação, com o
objetivo de promover uma investigação experimental sobre os
conceitos químicos presentes nos experimentos, ao mesmo tempo em que
através do coletivo elaboramos perguntas que melhorassem o
experimento ou mesmo que nos instigassem enquanto grupo sobre os
fenômenos conceituais. Como grupo, apostamos no processo de
investigação, pois além de aumentar a compreensão dos fenômenos
envolvidos proporciona um maior domínio dos conteúdos de uma forma
mais natural, propiciando ao professor ser um mediador da construção
do conhecimento, ajudando na sua formação como professor-instigador
e promovendo uma forma dos próprios alunos construírem o seu
conhecimento.
Resultados e Discussões
Durante a aplicação dos experimentos percebemos que algo
conceitualmente simples pode gerar duvidas, aplicar de um jeito
instigador é muito interessante, porém não podemos esquecer o
conceito, por isso durante a realização dos experimentos sempre
discutíamos este com livros ou artigos que trazem o conceito químico
envolvido do experimento. [...]
Conclusão
Portanto, após ouvir os relatos dos professores e licenciandos
acreditamos que a experimentação investigação fez uma diferença
significativa na metodologia de aplicação do experimento, pois o
que poderia ser apenas mais um experimento tornou-se algo
interessante na visão dos alunos, já que a professora norteando
seus alunos a reflexão investigativa, contribuiu muito para o
processo de aprendizagem desses sujeitos.
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