sábado, 20 de fevereiro de 2016

Projetos: Subprojeto Química - SINTEC³

Projetos e participação em eventos.


1) EXPERIMENTANDO O EXPERIMENTO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO LEITE.

Autores*: Monize Morgado NevesAna Luísa Vieira Ritter; Mônica de Quadro Silva (Orientadora)

Introdução
Apresenta-se o relato de experiência sobre o planejamento e desenvolvimento de uma atividade experimental na sala de aula de Química [...] 

Analisam-se as escritas das aprendizagens dos alunos da educação básica, como também os registros reflexivos produzidos no portfólio coletivo do PIBID, em que a experiência da formação é percebida no envolvimento do professor da educação básica sentindo-se formador do acadêmico da licenciatura, e nessa parceria aprendem, planejam e produzem conhecimento por meio das atividades experimentais na sala de aula do ensino médio.

Conclusão
 Portanto, salienta-se a importância de se criar situações de aprendizagem significativa, neste caso por meio da experimentação no ensino da Química, o qual contrapõe a ideia da memorização, fazendo com que o aluno compreenda e sinta-se integrado no processo de investigação e produção do conhecimento. Sendo assim, cabe dizer que a realização da experimentação na educação básica, relatada no presente trabalho, foi possível pelo trabalho coletivo realizado nos encontros do PIBID/Química, com a proposta de aumentar as possibilidades de questionamentos em relação aos experimentos e nos tornar professores mais confiantes no desenvolvimento do mesmo na sala de aula do ensino médio.

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2) PDPP – Possibilidades de ações no Ensino de Química e Narrativas das Experiências Pedagógicas

Autores*: Tatiane Beatris Gonçalves de Sousa

Introdução
[...] Foram selecionados vinte e cinco Professores de Química, de diferentes regiões do País, a partir dos projetos enviados pelas Universidades participantes dos Programas PIBID e PARFOR.
O objetivo do PDPP é valorizar os profissionais do magistério que atuam na rede pública da Educação oportunizando vivenciar experiências profissionais em outro País, compartilhar saberes e fazeres em Química com os docentes portugueses e conhecer metodologias de inserção das tecnologias digitais na construção do conhecimento químico.

Análise e Discussões
[...] Os desafios propostos trouxeram-nos diferentes conhecimentos, principalmente os módulos que trouxeram as tecnologias. Agregar as tecnologias ao ensino da Química mostra-se cada vez mais necessário, pois vai ao encontro das realidades e interesses de nossos educandos e as disciplinas que trouxeram esta abordagem nos mostrou que é possível ensinar a Química com as mídias e explorá-las de forma a potencializar as aprendizagens. [...]

Considerações Finais
 Pretendo juntamente com a Universidade (PIBID) planejar minhas ações na escola e também partilhar com as demais colegas de Química da rede e com os licenciandos de Química os conhecimentos que adquiridos na formação. Algumas dificuldades surgem como a falta de estrutura física, computadores e internet na escola, mas são os desafios da docência e não podemos desistir e sim persistir.

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3) MEMÓRIAS DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores*: Andréia Rosa de Avila de Vasconcelos; Aline Machado Dorneles (Orientadora)

Introdução
 O grupo do PIBID/Química da FURG é constituído de 4 professores supervisores de Química atuantes em escolas públicas, 12 licenciandos e 1 professor da universidade. Uma das atividades do projeto é a escrita narrativa no portfólio coletivo, cada professor supervisor recebe no início do projeto um portfólio com objetivo de mediar a escrita coletiva com os licenciandos. A cada semana um participante escreve suas reflexões, coloca imagens e perguntas e passa para outro que irá ler e escrever sua narrativa.

 A primeira escrita no portfólio coletivo do PIBID/Química, no ano de 2014, tratou-se de resgatar as memórias de uma experimentação que marcou durante a sua formação escolar. Para isso realizou-se estratégias para elaboração da narrativa, com o propósito de relembrar a experimentação, os conceitos de química e a aprendizagens relacionadas à experiência narrada.

 Na busca de compreender como funciona a memória dialoga-se com Izquierdo (2004, p.3) o qual afirma que “a mente humana depende em grande parte da memória, pois “somos aquilo que lembramos” e “também somos o que decidimos esquecer”. O mesmo autor complementa que a memória passa, assim, a ser “a informação aprendida” mais “o efeito do hormônio que for liberado durante a experiência correspondente”. (p. 5). Isso leva a pensar a importância de relembrar as memórias que nos constitui.

Considerações
A experimentação no ensino de química constitui de um recurso pedagógico que na maioria das vezes encanta, seja, pelo lúdico ou pela abordagem diferenciada dos ditos conteúdos de Química. Ao narrar experiências vividas de um experimento que marcou a nossa formação, fato que ficou em nossas memórias, potencializa os nossos conhecimentos e nos permite fazer reflexões e a escrita no portfólio coletivo permite registrar e compartilhar com outras pessoas nossas vivências que de certa forma fazem parte da nossa caminhada na formação.


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4) PRODUÇÃO E RECICLAGEM DO PAPEL: DESENVOLVENDO UNIDADES DE APRENDIZAGEM NUMA ABORDAGEM CTS.

Autores*: Cássio Henrique Henn; Eunice Beatris Soares Martins; Simone Soares (Orientadora)

Resumo
 O presente relato descreve a experiência docente vivenciada por intermédio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à docência) de Química da FURG (Universidade Federal do Rio Grande). No segundo semestre do ano de 2013 fomos desafiados a desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar, por meio de uma situação-problema com alunos da EJA (Ensino de Jovens e Adultos) na Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes. 



A proposta teve como ponto de partida o tema “O Consumismo” e o foco do trabalho, o lixo, culminando no estudo a respeito da “Produção e Reciclagem do Papel”. Depois da apresentação de vídeos, textos, diálogos, escritas e júri simulado os alunos produziram papel reciclado a partir do papel descartado na escola nos diversos turnos. Destacamos no relato a significância desta proposta de trabalho para o aprendizado dos alunos bem como para a constituição profissional dos acadêmicos envolvidos.



Considerações Finais

A proposta aqui relatada menciona a pesquisa como agente motivador da aprendizagem, e potencializada a partir de uma situação-problema. Concluímos como significativo o envolvimento dos alunos ao longo da Unidade de Aprendizagem percebendo como foram em busca de resposta aos questionamentos propostos, sobre a indústria de celulose, como organizaram os questionamentos, as argumentações e no empenho na produção do papel reciclado.[...]


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5) QUÍMICA DO CABELO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM ENFOQUE CTS NA SALA DE AULA

Autores*: Carina Ritter Geremias; Guilherme Alves Martins (Orientador)

Introdução
Apresenta-se o relato de experiência de uma proposta pedagógica intitulada Química do Cabelo que foi realizada em uma escola pública do município de Rio Grande-RS [...]

Realizou-se o planejamento da proposta pedagógica Química do Cabelo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) subprojeto da Química, com a participação da professora supervisora da educação básica e dois licenciandos do curso de Química Licenciatura. As aprendizagens aqui relatadas são oriundas das nossas escritas em portfólios para relatarmos as vivencias em sala de aula e apresentações de seminários os quais os alunos escolhiam o tema e nos abordávamos estes juntamente com o conteúdo.

Conclusão
Concluímos que os alunos estavam com dificuldade de relacionar a química da sala de aula com seu dia-a-dia, e o seminário sobre cabelos os ajudo a contextualizar o conteúdo de ligações. Assim percebemos a importância de discutirmos temas trazidos pelos próprios alunos, pois esses são extremamente atrativos para os mesmos e relacionar o conteúdo formal com assuntos cotidianos facilita a compreensão e a construção do conhecimento. Pensamos que a abordagem de conteúdos com foco ambiental e/ou social faz com que os alunos construam a sua formação cidadã, o que é um dos papeis importantes da química.

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6) A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA EXPERIMENTAÇÃO COLETIVA.

Autores*: Maicon Fernandes Garcia; Aline Dorneles Machado (Orientadora)

Introdução
Infelizmente grande parte dos alunos que estudam os conteúdos de química tem dificuldades de aprendizagem, isso pode ser causado devido ao excesso de aulas expositivas em que o aluno não consegue associar o conteúdo com a realidade, criando uma rotina monótona naquela aula tradicional, desmotivando o aluno a aprender química.

Com isso, este trabalho descreve algumas das atividades realizadas no PIBID-QUÍMICA da FURG, tendo como enfoque a experimentação, com o objetivo de promover uma investigação experimental sobre os conceitos químicos presentes nos experimentos, ao mesmo tempo em que através do coletivo elaboramos perguntas que melhorassem o experimento ou mesmo que nos instigassem enquanto grupo sobre os fenômenos conceituais. Como grupo, apostamos no processo de investigação, pois além de aumentar a compreensão dos fenômenos envolvidos proporciona um maior domínio dos conteúdos de uma forma mais natural, propiciando ao professor ser um mediador da construção do conhecimento, ajudando na sua formação como professor-instigador e promovendo uma forma dos próprios alunos construírem o seu conhecimento.

Resultados e Discussões
Durante a aplicação dos experimentos percebemos que algo conceitualmente simples pode gerar duvidas, aplicar de um jeito instigador é muito interessante, porém não podemos esquecer o conceito, por isso durante a realização dos experimentos sempre discutíamos este com livros ou artigos que trazem o conceito químico envolvido do experimento. [...]

Conclusão
Portanto, após ouvir os relatos dos professores e licenciandos acreditamos que a experimentação investigação fez uma diferença significativa na metodologia de aplicação do experimento, pois o que poderia ser apenas mais um experimento tornou-se algo interessante na visão dos alunos, já que a professora norteando seus alunos a reflexão investigativa, contribuiu muito para o processo de aprendizagem desses sujeitos.

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