sábado, 20 de fevereiro de 2016

Mostra de Produção Universitária (MPU): Subprojeto Pedagogia

Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg Pedagogia:




1) A importância dos materiais concretos e dos jogos no processo de ensino/aprendizagem da matemática nos anos iniciais

Autores*: GONÇALVES, Letícia Rodrigues (autora); LICHT, Adriane Dias (co-autora); SILVA, Fernanda Mendes da (co-autora); BECK, Dinah Quesada (orientadora)

Introdução
Este trabalho tem como proposta apresentar a importância do uso de materiais concretos e jogos para o ensino da matemática nos anos iniciais e também auxiliar o trabalho docente no processo de ensino/aprendizagem, a partir da experiência das graduandas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande, por meio de inserções realizadas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, com o objetivo de compreender o quanto esses materiais concretos interferem na aprendizagem dos alunos tendo em vista que os mesmos possuem um grande interesse por eles.

Resultados e Discussões
O uso de materiais concretos na sala de aula é uma estratégia que pode facilitar o entendimento dos alunos, pois através deste recurso é possível motivá-los à compreensão dos conteúdos. Mais especificamente, os jogos propõem desafios a serem superados e assim faz com que os alunos se envolvam na atividade sendo necessária a utilização de raciocínio lógico, que é indispensável na articulação do conhecimento matemático.

Considerações Finais
Ainda que o processo de ensino/aprendizagem esteja em constante processo de transformação, constatamos que o uso de materiais concretos e jogos matemáticos nas séries iniciais, além de ser uma novidade para os alunos, obtiveram resultados positivos nas práticas matemáticas em sala de aula, pois possibilita uma construção de saberes de forma agradável num ambiente voltado á estimulação do aluno. Destacamos que os professores e a escola ao fazer uso destes recursos, pode assumir uma postura inovadora, possibilitando uma prática que funciona de forma efetiva e que traz resultados otimistas no que diz respeito ao ensino de matemática.

Link de acesso ao arquivo completo:

Veja também a apresentação do projeto:



2) O PLANEJAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores*: Jamile Duarte Silveira; Lissandra Pedroso Melo; Patricia Pereira Silva - Eliane Silveira Meirelles Leite (Orientadora)

Introdução
Este trabalho tem por objetivo evidenciar o nosso posicionamento como bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no subprojeto Pedagogia a respeito do “planejar” e como este é executado nas inserções em sala de aula da Escola Estadual Revocata Heloísa de Mello do município do Rio Grande/RS, em uma turma de Educação Infantil. Também destacaremos a contribuição deste programa para nossa formação enquanto futuras educadoras.

Conclusão
Notamos que nossa atuação como bolsistas no PIBID Pedagogia vem nos proporcionando experiências que são de extrema relevância para a nossa formação acadêmica, pois através dele nos percebemos professores e também podemos ver como é a atuação do professor em sala de aula. Assim, o PIBID nos possibilita repensar sobre a nossa prática e nos oportuniza vivenciar a práxis, que se torna essencial para a nossa formação. 

Link de acesso ao arquivo completo:



3) ATIVIDADE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores*: FURTADO, Andressa Freitas; ARPINI, Maribel Velho; SANTOS, Juliana Dias de Oliveira dos; PEREIRA, Joyce do Amaral; BECK, Dina Quesada (Orientadora)

Introdução
Práticas e observações das graduandas do Curso de Pedagogia da FURG no 4º ano da EMEF Sant’Ana; Perceber a importância e necessidade das práticas desportivas realizadas na escola nesta etapa do ensino.

Considerações Finais
Cada vez mais percebe-se a desvalorização da atividade física na escola, comparada a conteúdos sistematizados, desta forma a cada dia é mais ansiada pelos alunos. Visando romper esta barreira buscamos expandir as opções da turma em relação as atividades realizadas neste momento, para que não se perca o interesse e a motivação de praticar atividades físicas.

Link de acesso a apresentação do projeto:







1) E.M.E.I OSCAR MORAES: VÁRIOS OLHARES, UMA ÚNICA PERCEPÇÃO

Autores*: SILVA, Maria Edivana ALMEIDA, Sheron KONOWALUKA, Raquel MEIRELES, Mirene SANTOS, Lubia dos SOARES, Célia VARGAS, Andressa Eliane da Silveira Meireles Leite

Introdução
Inserção das graduandas do Curso de Pedagogia da FURG na E.M.E.I Oscar Moraes; Analisar o cotidiano escolar a partir de diferentes olhares desta comunidade.

Análises e Discussões
A comunidade escolar se sente parte ativa do processo educativo; Escola: receptiva e preocupada em proporcionar um ambiente de vivências prazerosas e agradáveis para todos os sujeitos; Importância da parceria entre a escola e os sujeitos no cotidiano escolar; Construção das aprendizagens de modos diferenciados ainda que as crianças tenham a mesma faixa etária; Importância da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças. 

Conclusão
Resgate nos entrevistados do sentimento de pertencimento ao lugar onde estudam e trabalham valorizando, assim, as experiências vividas nesse espaço de aprendizagem.

Link de acesso à apresentação do projeto:



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