Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do
Pibid/Furg Geografia:
1) O ESTUDO DO MEIO COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA COMPREENDER A
FORMAÇÃO GEOLÓGICA E GEOMORFOLÓGICA DO LUGAR
Autores*: ANELLO, Júlio; HAMADA, Maurício; JACQUES, Alexandre (autor/es) e COUSIN, Cláudia da Silva (orientador)
Resumo
Adotou-se
o Estudo do Meio como metodologia de ensino buscando elevar a
autoestima dos alunos através de atividades práticas no entorno da
escola, com intuito de re-significar os conteúdos conceituais
trabalhados no cotidiano escolar, a partir da compreensão do espaço
vivido.
Resultados e discussões
A
atividade teve um resultado positivo, pois, os alunos, ao entenderem
um pouco mais dos processos naturais existentes ao nosso redor e, que
a nossa interferência transforma tudo ao nosso redor, passaram a se
sentir parte do todo vivido e experienciado, ocorrendo então, o
pertencimento do lugar o que levou os alunos a se sentirem inseridos
de fato no lugar que vivenciam.
Considerações finais
Percebemos
que, por mais difícil que seja o cotidiano na escola, devemos sempre
buscar meios de incentivar os alunos a continuarem os estudos. Essa
busca por um incentivo deve ser constante e sempre contemplar o
desejo de aprender dos alunos.
link de acesso para o arquivo: https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BbG1HQ0ZtT0k2MkE/view?usp=sharing
2) O CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA.
Autores*: MAIA, Simone; MARTINS, Clara (autoras) COUSIN, Cláudia da Silva (orientadora)
Resumo
Esse processo teve como objetivo contribuir com a compreensão dos conceitos geográficos contidos no cotidiano dos alunos enquanto sujeitos protagonistas, inseridos numa sociedade capitalista e de consumo. Além disso, objetivou-se despertar nos educandos um maior interesse e, porventura, um encantamento pela Geografia.
Resultados e discussões
A partir da realização desta atividade com cinema, foi possível trabalhar os conceitos da Geografia, de maneira mais prática, como: Capitalismo, Oligopólio, Países Subdesenvolvidos e Desenvolvidos, que muitas vezes se mostram abstratos, utilizando um documentário sobre o consumo de alimentos industrializados. Tornando assim, mais clara, as relações econômicas e sociais nas quais eles estão inseridos. Além disso, promoveu-se o pensamento crítico, possibilitando a análise das diversas facetas que formam o sistema capitalista, sociedade de consumo e a alimentação saudável no mundo globalizado. O documentário foi recepcionado pelos alunos positivamente, devido a sua simples a linguagem e o protagonismo de crianças e adolescentes em sua construção. Os alunos foram capazes de construir uma posição crítica sobre a alimentação saudável em seu cotidiano, de forma a analisar seu acesso a mesma. A avaliação da atividade se consistiu na aceitação de respostas subjetivas levando em conta a assimilação do conteúdo, participação e interesse demonstrados.
Considerações Finais
O presente trabalho se mostrou eficaz como ferramenta facilitadora do entendimento dos conceitos de Capitalismo, Oligopólio, Países Subdesenvolvidos e Desenvolvidos, propostos pela disciplina de Geografia, estabelecendo um diálogo mais claro, direto e objetivo entre aluno e professor. O mesmo proporcionou uma interação mais informal e horizontal, tornando a aula mais dinâmica e produtiva.
Esse tipo de atividade contribui para diversificar a construção do conhecimento em sala de aula, despertando o envolvimento e interesse do aluno. Enquanto professoras em formação inicial, a atividade se mostrou construtiva, na medida em que se fez necessário o planejamento, execução e avaliação da aula, etapas do processo de desenvolvimento de aulas que serão necessárias no exercício futuro do ofício de educadoras/professoras.
Esse tipo de atividade contribui para diversificar a construção do conhecimento em sala de aula, despertando o envolvimento e interesse do aluno. Enquanto professoras em formação inicial, a atividade se mostrou construtiva, na medida em que se fez necessário o planejamento, execução e avaliação da aula, etapas do processo de desenvolvimento de aulas que serão necessárias no exercício futuro do ofício de educadoras/professoras.
link de acesso para o arquivo:
1) A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O DISCENTE EM ESTÁGIO
SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores*: Pandolfo, Caio de Andrade (autor) - Aguiar, Ana Cristina Duarte (co-autor) - Cousin, Cláudia da Silva (orientador)
Resumo
[...] Buscando
elucidar as dificuldades encontradas pelo estagiário ao longo do
percurso de sua formação prática como docente.
Visa
ainda refletir de forma objetiva, sobre a disciplina de Estágio
Supervisionado bem como o PIBID, ressaltando as atividades realizadas
em cada um dos âmbitos, para assim esclarecer suas interligações
na formação do futuro docente.
Resultados e discussões
O
trabalho está sendo desenvolvido concomitantemente com o a
disciplina de Estágio Supervisionado e com as atividades do PIBID,
não possuindo ainda resultados definitivos, contudo espera-se ao
final do trabalho realizar um comparativo entre alunos que cursaram
seu estágio sendo participantes do PIDID e estagiários que não se
encontravam envolvidos com o programa e discutir de que forma este
programa contribui para a formação de professores, a partir da
compreensão das experiências vivenciadas em sala de aula.
Considerações finais
A
disciplina de estágio supervisionado é importante para a formação
de professores, pois possibilita a formação inicial, não só a
experiência prática como docente, mas transcende tal aspecto,
inserindo-o na realidade educacional que por consequência de sua
escolha profissional irá encontrar. É uma oportunidade que permite
conhecer o cotidiano escolar, experienciar o “ser professor”,
analisar e avaliar a importância do planejamento, das metodologias
de ensino, da avaliação, entre outros elementos que constituem a
docência.
O
PIBID promove uma inserção mais profunda na realidade escolar e na
prática docente por sua continuidade a longo prazo, além de
contribuir também para a formação inicial e continuada articulada
e em dialogo, através das atividades realizadas semanalmente nas
Rodas de formação do referido programa, como leituras de textos
sugeridos, discussões de práticas educacionais e relatos pessoais
de cada membro dentro dos espaços escolares onde estão inseridos
pelo PIBID, bem como a escrita reflexiva nos portfólios coletivos e
a construção de histórias de sala de aula que problematizam a
docência.
link de acesso para o material de apresentação: https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BNnVkUWcySThlQlk/view?usp=sharing
link de acesso para o arquivo: https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BMEdUTk5HRnVPR2c/view?usp=sharing
*Direito Autorais reservados
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