quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mostra de Produção Universitária (MPU): Geografia


Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do
Pibid/Furg Geografia:






1) O ESTUDO DO MEIO COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO GEOLÓGICA E GEOMORFOLÓGICA DO LUGAR

Autores*: ANELLO, Júlio; HAMADA, Maurício; JACQUES, Alexandre (autor/es) e COUSIN, Cláudia da Silva (orientador)

Resumo
Adotou-se o Estudo do Meio como metodologia de ensino buscando elevar a autoestima dos alunos através de atividades práticas no entorno da escola, com intuito de re-significar os conteúdos conceituais trabalhados no cotidiano escolar, a partir da compreensão do espaço vivido. 

Resultados e discussões
A atividade teve um resultado positivo, pois, os alunos, ao entenderem um pouco mais dos processos naturais existentes ao nosso redor e, que a nossa interferência transforma tudo ao nosso redor, passaram a se sentir parte do todo vivido e experienciado, ocorrendo então, o pertencimento do lugar o que levou os alunos a se sentirem inseridos de fato no lugar que vivenciam.

Considerações finais
Percebemos que, por mais difícil que seja o cotidiano na escola, devemos sempre buscar meios de incentivar os alunos a continuarem os estudos. Essa busca por um incentivo deve ser constante e sempre contemplar o desejo de aprender dos alunos.





2) O CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA. 
Autores*: MAIA, Simone; MARTINS, Clara    (autoras) COUSIN, Cláudia da Silva (orientadora)

Resumo
Esse processo teve como objetivo contribuir com a compreensão dos conceitos geográficos contidos no cotidiano dos alunos enquanto sujeitos protagonistas, inseridos numa sociedade capitalista e de consumo. Além disso, objetivou-se despertar nos educandos um maior interesse e, porventura, um encantamento pela Geografia. 

Resultados e discussões
A partir da realização desta atividade com cinema, foi possível trabalhar os conceitos da Geografia, de maneira mais prática, como: Capitalismo, Oligopólio, Países Subdesenvolvidos e Desenvolvidos, que muitas vezes se mostram abstratos, utilizando um documentário sobre o consumo de alimentos industrializados. Tornando assim, mais clara, as relações econômicas e sociais nas quais eles estão inseridos. Além disso, promoveu-se o pensamento crítico, possibilitando a análise das diversas facetas que formam o sistema capitalista, sociedade de consumo e a alimentação saudável no mundo globalizado.  O documentário foi recepcionado pelos alunos positivamente, devido a sua simples a linguagem e o protagonismo de crianças e adolescentes em sua construção. Os alunos foram capazes de construir uma posição crítica sobre a alimentação saudável em seu cotidiano, de forma a analisar seu acesso a mesma. A avaliação da atividade se consistiu na aceitação de respostas subjetivas levando em conta a assimilação do conteúdo, participação e interesse demonstrados.   

Considerações Finais 
O presente trabalho se mostrou eficaz como ferramenta facilitadora do entendimento dos conceitos de Capitalismo, Oligopólio, Países Subdesenvolvidos e Desenvolvidos, propostos pela disciplina de Geografia, estabelecendo um diálogo mais claro, direto e objetivo entre aluno e professor. O mesmo proporcionou uma interação mais informal e horizontal, tornando a aula mais dinâmica e produtiva. 

Esse tipo de atividade contribui para diversificar a construção do conhecimento em sala de aula, despertando o envolvimento e interesse do aluno. Enquanto professoras em formação inicial, a atividade se mostrou construtiva, na medida em que se fez necessário o planejamento, execução e avaliação da aula, etapas do processo de desenvolvimento de aulas que serão necessárias no exercício futuro do ofício de educadoras/professoras. 

link de acesso para o arquivo:





1) A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O DISCENTE EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores*: Pandolfo, Caio de Andrade (autor) - Aguiar, Ana Cristina Duarte (co-autor) - Cousin, Cláudia da Silva (orientador)

Resumo
[...] Buscando elucidar as dificuldades encontradas pelo estagiário ao longo do percurso de sua formação prática como docente.
  
Visa ainda refletir de forma objetiva, sobre a disciplina de Estágio Supervisionado bem como o PIBID, ressaltando as atividades realizadas em cada um dos âmbitos, para assim esclarecer suas interligações na formação do futuro docente.

Resultados e discussões
O trabalho está sendo desenvolvido concomitantemente com o a disciplina de Estágio Supervisionado e com as atividades do PIBID, não possuindo ainda resultados definitivos, contudo espera-se ao final do trabalho realizar um comparativo entre alunos que cursaram seu estágio sendo participantes do PIDID e estagiários que não se encontravam envolvidos com o programa e discutir de que forma este programa contribui para a formação de professores, a partir da compreensão das experiências vivenciadas em sala de aula.

Considerações finais
A disciplina de estágio supervisionado é importante para a formação de professores, pois possibilita a formação inicial, não só a experiência prática como docente, mas transcende tal aspecto, inserindo-o na realidade educacional que por consequência de sua escolha profissional irá encontrar. É uma oportunidade que permite conhecer o cotidiano escolar, experienciar o “ser professor”, analisar e avaliar a importância do planejamento, das metodologias de ensino, da avaliação, entre outros elementos que constituem a docência.

O PIBID promove uma inserção mais profunda na realidade escolar e na prática docente por sua continuidade a longo prazo, além de contribuir também para a formação inicial e continuada articulada e em dialogo, através das atividades realizadas semanalmente nas Rodas de formação do referido programa, como leituras de textos sugeridos, discussões de práticas educacionais e relatos pessoais de cada membro dentro dos espaços escolares onde estão inseridos pelo PIBID, bem como a escrita reflexiva nos portfólios coletivos e a construção de histórias de sala de aula que problematizam a docência.

link de acesso para o material de apresentação: https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BNnVkUWcySThlQlk/view?usp=sharing


*Direito Autorais reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário