sábado, 20 de fevereiro de 2016

Artigos Acadêmicos: O PIBID LÍNGUA PORTUGUESA E UM EXEMPLO DE PRÁTICA VIVENCIADA ATRAVÉS DELE.

Artigos Acadêmicos - PIBID FURG Português





O PIBID LÍNGUA PORTUGUESA E UM EXEMPLO DE PRÁTICA VIVENCIADA ATRAVÉS DELE. 

Autores*: Kamila Fidalgo Rembowski


Introdução
Priorizar o texto nas aulas de língua materna constitui-se num desafio, pois pressupõe o trabalho com a oralidade, com a escrita, com a reescrita, com a leitura, com a gramática, enfim, com a língua viva, em funcionamento em diferentes contextos de uso. Sem dúvida, isso tem se mostrado muito significativo aos alunos, pois trabalhando com o texto em sala de aula, oportuniza-se a interação entre professor e aluno, bem como o desenvolvimento das habilidades dos estudantes em ler, interpretar e escrever. Isso é o que nos propõe ANTUNES (2003; 2005), KOCH (1992), GERALDI (1997) cujos estudos têm contribuído sobremaneira para as reflexões acerca do tema em questão, a saber: é possível que o ensino de Língua Portuguesa seja eficaz, interativo e adequado, quando o professor orienta, dialoga, oportuniza o espaço de diálogo em sala de aula.

Considerações Finais
A atuação do projeto em questão, nas escolas, é primordial no aprimoramento cognitivo tanto dos bolsistas como do material humano envolvido, no caso, os alunos das instituições de ensino. Além disso, contar com um espaço de discussão e reflexão, as reuniões, promove uma maior criticidade sobre o fazer docente, fazendo com que tanto os bolsistas quanto os tutores possam rever e aprimorar sua práxis pedagógica. [...]

Link de acesso do artigo acadêmico completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BMjQ1dVE4OENxaEE/view?usp=sharing

*Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário