Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg Física:
1) O LÚDICO COMO FORMA DE ENSINAR
Autores*: RAMOS, Esther de farias LONTRA, Patrícia Milano DYTZ, Aline Guerra (orientador) PEREIRA, Cristiane (professor supervisor)
Introdução
A Física é vista como uma disciplina complexa, onde muitos têm dificuldade no entendimento das teorias e fenômenos envolvidos, mas quando entendemos a Física conseguimos entender muitos fatos e fenômenos que ocorrem na natureza e compreendemos como as coisas funcionam ou acontecem. O intuito deste trabalho é buscar meios, ferramentas ou alternativas que contribuam para a melhoria do processo de ensino, explorando a Física de um modo mais conceitual. Para isso, pibidianos do subprojeto de Física do PIBIDFURG, com apoio do professor supervisor elaboraram um tabuleiro para um jogo didático e interativo de termodinâmica, por ser o assunto que está sendo trabalhado pelo professor supervisor com seus alunos do segundo ano do Ensino Médio. Com essa proposta, procuramos trazer maior interesse das turmas e entendimento sobre o assunto abordado em sala de aula com o professor supervisor.
Resultados e Discussões
O jogo de tabuleiro foi utilizado como proposta junto ao subprojeto de Física do PIBID FURG, onde foram elaboradas as primeiras perguntas para serem utilizadas no jogo. Com essa proposta, procurase trazer maior interesse e entendimento das turmas sobre o assunto termodinâmica, abordado em sala de aula com o professor supervisor. Com essa atividade lúdica temos o enfoque na revisão dos conceitos de temperatura, calor, dilatação entre outros assuntos específicos da matéria termodinâmica. A Figura 1 mostra o esquema proposto para o jogo.
Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BQ1BybEhlQWdVQWs/view?usp=sharing
Autores*: RAMOS, Esther de farias LONTRA, Patrícia Milano DYTZ, Aline Guerra (orientador) PEREIRA, Cristiane (professor supervisor)
Introdução
A Física é vista como uma disciplina complexa, onde muitos têm dificuldade no entendimento das teorias e fenômenos envolvidos, mas quando entendemos a Física conseguimos entender muitos fatos e fenômenos que ocorrem na natureza e compreendemos como as coisas funcionam ou acontecem. O intuito deste trabalho é buscar meios, ferramentas ou alternativas que contribuam para a melhoria do processo de ensino, explorando a Física de um modo mais conceitual. Para isso, pibidianos do subprojeto de Física do PIBIDFURG, com apoio do professor supervisor elaboraram um tabuleiro para um jogo didático e interativo de termodinâmica, por ser o assunto que está sendo trabalhado pelo professor supervisor com seus alunos do segundo ano do Ensino Médio. Com essa proposta, procuramos trazer maior interesse das turmas e entendimento sobre o assunto abordado em sala de aula com o professor supervisor.
Resultados e Discussões
O jogo de tabuleiro foi utilizado como proposta junto ao subprojeto de Física do PIBID FURG, onde foram elaboradas as primeiras perguntas para serem utilizadas no jogo. Com essa proposta, procurase trazer maior interesse e entendimento das turmas sobre o assunto termodinâmica, abordado em sala de aula com o professor supervisor. Com essa atividade lúdica temos o enfoque na revisão dos conceitos de temperatura, calor, dilatação entre outros assuntos específicos da matéria termodinâmica. A Figura 1 mostra o esquema proposto para o jogo.
Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BQ1BybEhlQWdVQWs/view?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário