sábado, 20 de fevereiro de 2016

Mostra de Produção Universitária (MPU): Subprojeto Física

Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg Física:



1) O LÚDICO COMO FORMA DE ENSINAR

Autores*: RAMOS, Esther de farias LONTRA, Patrícia Milano DYTZ,  Aline Guerra  (orientador) PEREIRA, Cristiane (professor supervisor)

Introdução
A Física é vista como uma disciplina complexa, onde muitos têm dificuldade  no entendimento das teorias e fenômenos envolvidos, mas quando entendemos a  Física conseguimos entender muitos fatos e fenômenos que ocorrem na natureza e  compreendemos como as coisas funcionam ou acontecem. O intuito deste trabalho  é buscar meios, ferramentas ou alternativas que contribuam para a melhoria do  processo de ensino, explorando a Física de um modo mais conceitual. Para isso,  pibidianos  do  subprojeto  de  Física  do  PIBID­FURG,  com  apoio  do  professor  supervisor  elaboraram  um  tabuleiro  para  um  jogo  didático  e  interativo  de  termodinâmica,  por  ser  o  assunto  que  está  sendo  trabalhado  pelo  professor  supervisor com seus alunos do segundo ano do Ensino Médio. Com essa proposta,  procuramos  trazer  maior  interesse  das  turmas  e  entendimento  sobre  o  assunto  abordado em sala de aula com o professor supervisor.

Resultados e Discussões
O jogo de tabuleiro foi utilizado como proposta junto ao subprojeto de Física  do  PIBID  FURG, onde  foram  elaboradas  as  primeiras  perguntas  para  serem  utilizadas  no  jogo.  Com  essa proposta,  procura­se  trazer  maior  interesse  e  entendimento das turmas sobre o assunto termodinâmica, abordado em sala de aula  com o professor supervisor. Com essa atividade lúdica temos o enfoque na revisão  dos conceitos de temperatura, calor, dilatação entre outros assuntos específicos da  matéria termodinâmica. A Figura 1 mostra o esquema proposto para o jogo.

Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BQ1BybEhlQWdVQWs/view?usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário