domingo, 21 de fevereiro de 2016

Mostra de Produção Universitária (MPU): Subprojeto História

Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg História:



1)PIBID DE HISTÓRIA DA FURG: RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Autores*: JESUS, Thais Tomaz do Carmo; PIRES, Desirée de Oliveira - SCHIAVON, Carmem G. Burgert (orientadora)

Introdução
A presente comunicação diz respeito ao relato de uma primeira experiência realizada em sala de aula, por meio das atividades do Subprojeto de História do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da FURG. Nesta direção, pretende-se apresentar esta primeira experiência ocorrida na Escola Estadual Marechal Emílio Luiz Mallet, com educandos do sexto ano do Ensino Fundamental. A partir deste espera-se contribuir com algumas observações relacionadas à prática docente quanto ao ensino do conteúdo sobre as sociedades amazônicas, bem como a eliminação do olhar preconceituoso em relação às culturas indígenas.

Resultados e Discussões
Para surpresa geral, após o término da aula, foi possível perceber que os educandos têm uma visão digamos que “ampliada” sobre os índios e que a grande maioria deles não os representa como povos “selvagens” ou populações que vivem isoladas do mundo – prática tão costumeira. Tanto que com base nestas informações elencadas pelos educandos, houve a possibilidade de estabelecimento de uma relação com o período pré-colonial dos povos que viviam na Amazônia, a partir do trabalho com práticas como: sedentarismo, nomadismo, caça, coleta, entre outras.

Além disso, a realização desta aula também deixou em evidência a dificuldade que os alunos têm em compreender determinados conceitos, fato que originou a formação de duplas e uma pesquisa em dicionários acerca dos significados das palavras desconhecidas, bem como uma reflexão sobre estas após a escrita destes conceitos nos cadernos dos alunos; em outras palavras, pensou-se no estabelecimento de uma espécie de glossário. 

Considerações Finais
Em linhas gerais, este primeiro contato com a sala de aula foi positivo, pois houve a possibilidade de uma real reflexão sobre o que é a docência e, embora se saiba que o processo de formação é longo e dinâmico, sem sombra de dúvidas, esta primeira experiência aflorou a deixou em evidência o quanto é importante a comunicação entre o professor e aluno, tendo em vista que por meio desta torna-se possível perceber as dificuldades dos educandos no que diz respeito à compreensão do conteúdo, assim como se pode pensar em outras metodologias de trabalho. Enfim, a docência envolve um processo de formação que é contínuo e exige não somente a atualização do professor mas, também, um envolvimento que é cotidiano.

Link de acesso ao arquivo completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário