Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg História:
1)PIBID DE HISTÓRIA DA FURG: RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM
SALA DE AULA
Autores*: JESUS, Thais Tomaz do Carmo; PIRES, Desirée de Oliveira - SCHIAVON, Carmem G. Burgert (orientadora)
Introdução
A
presente comunicação diz respeito ao relato de uma primeira
experiência realizada em sala de aula, por meio das atividades do
Subprojeto de História do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência) da FURG. Nesta direção, pretende-se
apresentar esta primeira experiência ocorrida na Escola Estadual
Marechal Emílio Luiz Mallet, com
educandos do sexto ano do Ensino Fundamental. A partir deste
espera-se contribuir com algumas observações relacionadas à
prática docente quanto ao ensino do conteúdo sobre as sociedades
amazônicas, bem como a eliminação do olhar preconceituoso em
relação às culturas indígenas.
Resultados e Discussões
Para
surpresa geral, após o término da aula, foi possível perceber que
os educandos têm uma visão digamos que “ampliada” sobre os
índios e que a grande maioria deles não os representa como povos
“selvagens” ou populações que vivem isoladas do mundo –
prática tão costumeira. Tanto que com base nestas informações
elencadas pelos educandos, houve a possibilidade de estabelecimento
de uma relação com o período pré-colonial dos povos que viviam na
Amazônia, a partir do trabalho com práticas como: sedentarismo,
nomadismo, caça, coleta, entre outras.
Além
disso, a realização desta aula também deixou em evidência a
dificuldade que os alunos têm em compreender determinados conceitos,
fato que originou a formação de duplas e uma pesquisa em
dicionários acerca dos significados das palavras desconhecidas, bem
como uma reflexão sobre estas após a escrita destes conceitos nos
cadernos dos alunos; em outras palavras, pensou-se no estabelecimento
de uma espécie de glossário.
Considerações Finais
Em
linhas gerais, este primeiro contato com a sala de aula foi positivo,
pois houve a possibilidade de uma real reflexão sobre o que é a
docência e, embora se saiba que o processo de formação é longo e
dinâmico, sem sombra de dúvidas, esta primeira experiência aflorou
a deixou em evidência o quanto é importante a comunicação entre o
professor e aluno, tendo em vista que por meio desta torna-se
possível perceber as dificuldades dos educandos no que diz respeito
à compreensão do conteúdo, assim como se pode pensar em outras
metodologias de trabalho. Enfim, a docência envolve um processo de
formação que é contínuo e exige não somente a atualização do
professor mas, também, um envolvimento que é cotidiano.
Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BTjg0UEh2Y2VHcm8/view?usp=sharing
*todos os direitos reservados
*todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário