quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Mostra de Produção Universitária (MPU): Subprojeto Matemática

Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg Matemática:





1) TRILHA LEGAL

Autores*: BARROS, Luiza Maria Brum De Barros FELIX, Ana Dasso SEGUI, Fernanda Rosa  OLIVEIRA, Ilda Maria wyse MACHADO, Celiane Costa (orientador)

Resumo
O artigo tem por finalidade apresentar a oficina “Trilha Legal”, a qual é uma das ações do subprojeto Matemática. 

A motivação surgiu na tentativa de fazer os alunos compreenderem e realizarem as operações básicas da Matemática através das expressões numéricas. Foi construída uma atividade lúdica, capaz de despertar o interesse nos alunos de duas turmas de 6º ano da referida escola.

Resultados e Discussões
O resultado da atividade foi como esperado: os alunos participaram ativamente e contribuíram com algumas sugestões, como por exemplo, aumentar o número de participantes no grupo. O que queríamos fazer era que a turma trabalhasse de maneira lúdica e descontraída as operações básicas da Matemática. Nosso objetivo foi mostrar que essa disciplina pode ser “prazerosa”, não só sendo constituída pelo quadro e giz, mas sim com jogos, que é uma maneira de aprender brincando. Conseguiram resolver as questões, com pouquíssima intervenção das bolsistas e da professora regente.

Considerações Finais
O PIBID nos auxilia, juntamente com os professores da escola, a buscar formas interessantes e descontraídas que façam com que os alunos mostrem mais interesse pelas aulas de Matemática sem que o aprendizado seja desfocado. 

Com esse trabalho pode-se notar a importância de uma atividade diferenciada para o estimulo do raciocínio, incluindo a utilização de jogos, pois os mesmos permitem que os alunos tenham uma melhor visualização e compreensão do conteúdo.  Ao planejar uma atividade diferente de Matemática nosso objetivo é que percam o medo, pois para muitos ainda é um bicho de sete cabeças. Vendo os alunos se superarem, nos sentimos grata em saber que eles compreenderam e aprenderam.



Veja também, Apresentação do Projeto:  https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BMkdkbmVzazNGUjQ/view?usp=sharing



2) O BINGO DAS FRAÇÕES

Autores*: Tais Farias Machado Andressa Escobar Machado Helenisse Porciúncula Bastos Ilda Maria Wyse Oliveira - Celiane Costa Machado (Orientadora)

Introdução
A oficina foi desenvolvida na turma do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre na cidade Rio Grande, em parceria com o PIBID.

Resultados Obtidos
Foi possível observar que os alunos ficaram motivados com a proposta da oficina; A proposta teve boa aceitação e pode ser utilizada como parâmetro inicial para a utilização de jogos nas aulas; O jogo Bingo das Frações permitiu explorar conceitos matemáticos e o trabalho coletivo; A realização da oficina possibilitou refletir sobre outras formas de ensinar Matemática, de modo a atrair os estudantes para o estudo.





1) VALORES HUMANOS: UMA REFLEXÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores*: Jean Pedro Duarte de Campos Silva Lyncol Jesus da Costa Zorzolli Marcio Antonio de Souza Thais Ávila de Sá - Celiane Costa Machado (Orientadora)

Introdução
O tema discutido neste trabalho são os saberes do professor que atua em uma sala de aula, onde podem ocorrer diversas situações e ainda mescla as diferentes personalidades dos indivíduos que constituem este ambiente. Desta forma, o trabalho tem como objetivo discutir temas como relação professor/aluno e problematizar alguns dos vários saberes necessários ao educador a partir de uma atividade desenvolvida por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resultados e Discussões
A socialização entre os acadêmicos e os alunos aconteceu de maneira natural, visto que os alunos encontravam-se receptivos a tal processo. A abordagem dinâmica dos acadêmicos permitiu que os alunos expressassem os seus pontos de vista, evidenciando que apesar de muitas vezes não praticarem os valores humanos, possuem o conhecimento dos mesmos.

Considerações Finais
O trabalho realizado serve como facilitador para futuras atividades que serão realizadas na turma. Deste modo, pretende-se continuar refletindo a cerca dos valores humanos ao longo dos futuros encontros entre os alunos e acadêmicos que fazem parte deste trabalho.


Veja também a apresentação do projeto:



2) CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: APROXIMANDO A TEORIA MATEMÁTICA À PRÁTICA

Autores*: Marcio Antonio de Souza,  Lyncol Jesus da Costa Zorzoli 

Objetivos
Estimular os alunos a trabalhar em grupo; promover o seu envolvimento com a geometria espacial.

Considerações Finais
A atividade produzida e desenvolvida com o aluno, possibilita que ele seja ativo nesta relação de ensino e aprendizagem e favorece muito sua produtividade e a relação com o professor.

Link de acesso a apresentação do projeto: 



*Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário