quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Mostra de Produção Universitária (MPU): Subprojeto Ciências Biológicas


Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg Ciências Biológicas:



1) A REALIZAÇÃO DA “PEQUENA FEIRA DE CIÊNCIAS” COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ESCOLA - PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores*: BARBOSA, Bruno José Martins; ALVES, Ana Paula da Silva; MARTINS, Pablo Santos; MATTOS, Karoline dos Santos; PEREIRA, Keila Reis; SILVA, Isadora Cristina Alves; CARVALHO, Cristiane; - VOTTO, Ana Paula de Souza (Orientadora)

Resumo
A “Pequena Feira de Ciências” partiu de duas ideias centrais, uma de preparar os estudantes de 8º ano para a grande Feira de Ciências que ocorre na escola todos os anos, e outra de aproximá-los ainda mais do significado real de “fazer ciência”, proporcionando aos estudantes a significação e a aplicabilidade dos conceitos teóricos vistos em sala de aula, através da realização de experimentos práticos dos quais eles serão os autores principais.

Resultados e Discussões
Após a realização das atividades na feira de ciências foi possível observar uma grande dedicação por parte da maioria dos grupos, os quais demonstraram extrema responsabilidade e confiança durante a apresentação de seus experimentos. Um aspecto bastante relevante que observamos foi a explícita participação da família na construção dos experimentos, fato que demonstra a importância da relação estudante/escola/comunidade.

A eficiência na construção do conhecimento a partir da realização da feira foi evidente, uma vez que os estudantes a todo o momento foram autores dos seus experimentos, buscando e aplicando informações e conhecimentos a respeito destes. Nós bolsistas e a professora supervisora apenas auxiliamos os educandos quando fomos solicitados, de forma a estimulá-los a praticar e fazer ciência de forma autônoma.

Considerações Finais
Através da realização da pequena feira de ciências, foi possível demonstrar aos estudantes que é possível fazer ciência fora do laboratório, sem os materiais específicos deste. Além disso, a feira proporcionou a eles um grande estímulo à observação e a capacidade de testar hipóteses e compreendê-las.

Link de acesso ao arquivo completo: https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BUzZHTFM5bmFfd1U/view?usp=sharing





2) A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TRABALHANDO COM O FILME “OSMOSE JONES” – PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Autores*: COSTA,  Guilherme Santos; VOLLRATH,  Sabrina Radunz; CORREA , Alisson Souza; SOARES, Salete Borges; CONCEIÇÃO, Fernanda Marques; FREIRE, Maria Julia; AVILA, Lilian Baldez; FILGUEIRA, Daza de Moraes Vaz Batista -  VOTTO, Ana Paula de Souza (Oridentadora)

Introdução
Atualmente com o grande avanço da tecnologia, muitos recursos didáticos tecnológicos têm sido utilizados nos espaços escolares. As escolas começaram a incorporar salas com recursos audiovisuais que proporcionam auxílio ao professor para desenvolver seus conteúdos de forma a aproximar a nova geração de estudantes que utilizam cada vez mais em seu meio a tecnologia. 

Pensando nesse viés, os bolsistas do projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência - Ciências Biológicas trabalharam com o filme “Osmose Jones”, o qual retrata a fisiologia humana através de animações baseadas em situações cotidianas, mostrando o corpo humano representado como uma cidade, onde as células são os componentes do corpo representados de forma lúdica. Assim, tal recurso teve como objetivo realizar uma atividade com os alunos que introduza questões sobre digestão, mecanismos de defesa, além de chamar à atenção sobre a importância de cuidados com o corpo

Resultados e Discussões
Após a realização da atividade, percebemos através dos relatos um melhor entendimento sobre os assuntos trabalhados, evidenciando o quanto o filme colaborou de modo visual no entendimento de todos os processos ocorridos de forma contextualizada, ampliando o conhecimento sobre o assunto abordado durante a atividade.

Portanto, o filme Osmose Jones foi utilizado como uma ferramenta didática divertida que auxiliou no processo de aprendizagem e possibilitou tratar conceitos biológicos. Assim, este tipo de recurso deve ser utilizado de maneira a complementar as aulas e não como única ferramenta de educação como citado por Santos (2010).

Considerações Finais
Dessa forma, acredita-se que o trabalho executado foi de suma importância para o entendimento dos estudantes em relação ao funcionamento do corpo humano, especificamente o sistema digestório que seria o próximo assunto a ser abordado pela professora. Observou-se que como futuros educadores podemos utilizar recursos audiovisuais no ensino da ciência, tornando as aulas e atividades dinâmicas e atrativas.





3)ENSINANDO CORPO E SAÚDE: INTERDISCIPLINARIDADE E COTIDIANO – PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICA.

Autores*: LAZZARI, Elisângela; OLIVEIRA, Jéssica Carvalho de; TIMM, Joziani Nunes Maia; LOPES, Luiz Gustavo; BURATTO, Patrícia; SANTIAGO, Renatha; ESPERANÇA, Márcia Gonçalves; FILGUEIRA, Daza de Moraes Vaz Batista - VOTTO,  Ana Paula de Souza (Orientadora)

Introdução
Atualmente é possível observar, no espaço da sala de aula, que os estudantes possuem mais interesse por métodos alternativos de aprendizagem e realização de atividades práticas. Por esse motivo, esse resumo tem o objetivo de relatar as atividades realizadas pelos bolsistas de iniciação a docência juntamente com a Professora Supervisora do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – Ciências Biológicas, Márcia Esperança. Nas atividades foram trabalhados os conteúdos de forma interdisciplinar e utilizando as experiências do cotidiano dos estudantes para o ensino de ciências. 

Resultados e Discussões
Os resultados foram comparados com os anos anteriores de acordo com a vivência da Professora Supervisora. De um modo geral, foram todos satisfatórios; uma vez que aumentou a participação dos estudantes e despertou um interesse pelos conteúdos propostos. 

A realização das práticas pedagógicas permitiu uma mudança na sala de aula que gerou a integração entre os bolsistas do PIBID, a professora e os estudantes.  Além disso, proporcionou a integração entre as turmas de sétimo, oitavo e nono ano do ensino fundamental, para discutir os temas: Corpo e Saúde. 

Considerações Finais
A aplicação das atividades da professora supervisora juntamente com os bolsistas do PIBID esta oportunizando a Escola Cipriano Porto Alegre uma melhor utilização do tempo de aula, possibilitando assim um maior número de aulas práticas, montagem e aplicação de jogos lúdicos. Espera-se ainda que exista uma ampliação do projeto para que outras disciplinas possam ser atendidas pelo PIBID.





4) CONTEXTUALIZANDO OS MITOS E AS VERDADES SOBRE SEXUALIDADE – PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 

Autores*: PEREIRA, Keila Reis; ÁVILA, Dominique Vieira de; CARVALHO, Cristiane; FILGUEIRA, Daza de Moraes Vaz Batista - VOTTO, Ana Paula de Souza (Orientadora)

Introdução
Este trabalho é um relato de experiência realizado a partir do PIBID/FURG [...] situada em Rio Grande, em uma turma do 9º ano, que está sob a responsabilidade da professora supervisora. O objetivo desta atividade foi instigar e questionar os estudantes sobre os mitos e verdades referentes ao tema, além de desconstruir com eles o tabu envolvido nesse assunto.

O objetivo desta atividade foi instigar e questionar os estudantes sobre os mitos e verdades referentes ao tema, além de desconstruir com eles o tabu envolvido nesse assunto.

Resultados e Discussões
A partir da análise dos relatos percebemos que a atividade foi bem aceita por todos os estudantes. Além disso, eles demostraram interesse fazendo questionamentos e pedindo mais aulas com essa metodologia. 

Esse tipo de atividade vinculado ao assunto abordado deve ser trabalhado em sala de aula, incentivando os estudantes a tirarem suas dúvidas e discutirem sobre um tema que faz parte do seu cotidiano. Também se tem consciência que não é só uma atividade que vai desconstruir o tabu que envolve a sexualidade dentro do espaço escolar.

Considerações Finais
Como já foi falado, esse tipo de atividade, bem como o assunto deve ser trabalhado em sala de aula. Além disso, os estudantes devem ser instigados a discutir sobre esse tema que faz parte da sua vida e do seu cotidiano. Dessa forma, podemos fazer relações biológicas e psíquicas, afim de conhecer os segredos que envolvem o corpo e o prazer.






5) TRABALHO INTEGRADO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO: CINCO MARIAS – PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores*: TIMM, Joziani Nunes Maia; LOPES, Luiz Gustavo; LAZZARI, Elisângela; OLIVEIRA, Jéssica Carvalho de;   BURATTO, Patrícia; SANTIAGO, Renatha; ESPERANÇA, Márcia Gonçalves; VOTTO,  Ana Paula de Souza  - FILGUEIRA, Daza de Moraes Vaz Batista (Orientadora) 

Introdução
Tendo em vista que nossos adolescentes hoje em dia estão muito apegados aos seus celulares, tabletes, computadores, e que a maioria das vezes já não brincam mais com seus colegas ficando limitados aos jogos computadorizados, e que desconhecem muitas brincadeiras classificadas como antigas (pega-pega, queimada, cinco Marias e tantos outros), a professora supervisora e os bolsistas de iniciação à docência do PIBID Ciências Biológicas propuseram um projeto que resgata uma dessas brincadeiras: as cinco Marias. Resgatando com os estudantes que estes jogos além da diversão também tinham como fundamento a socialização e a prática de esportes sem exigir tantos materiais onerosos, e o que prevalecia era a amizade e o brincar por brincar.  

Para tanto, na aula onde o conteúdo a ser trabalhado são os sistemas do corpo humano foi executado o jogo “cinco Marias” estimulando a socialização, a interdisciplinaridade, despertando a curiosidade e demonstrando como nosso corpo trabalha de forma integrada para a realização de tarefas do dia-a-dia. 

Desta forma o objetivo deste relato é compartilhar a experiência realizada com estudantes de terceiro e oitavo anos do ensino fundamental da escola Cipriano Porto Alegre.  


Resultados e Discussões
Os resultados foram comparados a algumas aulas anteriores, onde percebíamos uma certa dificuldade para entender como funciona este trabalho integrado dos sistemas do corpo humano, e também pela dificuldade de envolver os estudantes em algumas atividades em que necessitavam trabalhar em conjunto.  Desta forma lúdica tivemos uma participação efetiva dos estudantes, que demonstraram interesse, paciência, respeito com seus colegas, curiosidade e o quanto são cuidadosos com os alunos do 3º ano. Além disso, a atividade despertou um maior interesse pelo conteúdo. 

Resultados Finais
A aplicação de jogos, aulas práticas, montagem e separação de materiais a serem utilizados em nossas aulas e estudo de temas para debates em cada turma tem tido uma maior eficiência e maior número de atividades devido ao PIBID. Desta forma, este programa se torna fundamental para nós professores, estudantes e graduandos conseguirmos, no espaço de tempo e físico que as escolas nos oferecem, desenvolver um trabalho mais dinâmico e eficaz, segundo os resultados que estamos tendo ao longo desta edição do Pibid. 




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