sábado, 20 de fevereiro de 2016

Projetos: Subprojeto de Física

          Participação em projetos e eventos


XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física
"Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea"26 a 30 de janeiro de 2015 - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG



Link de acesso ao cronograma do evento:
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/programa/



Anais do V Seminário Institucional do PIBID
III Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica




1) APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA REFORÇO E APRENDIZADO

Autores*: LONTRA, Patrícia Milano; CÔRREA, Lucielma dos Santos da Silva; PEREIRA, Cristiane (professor supervisor); DYTZ, Aline Guerra (Orientadora)

Resumo
Como bolsista do Pibid Física Furg elaborou-se um jogo lúdico sobre termodinâmica para aplicar nas escolas de ensino médio. O jogo consta de um tabuleiro de papel pardo onde as peças são os próprios alunos. O objetivo desse jogo é ensinar, revisar e reforçar os conceitos relacionados à termodinâmica conforme o conteúdo ministrado pelo professor supervisor. Para aplicação desse jogo primeiramente fomos à sala de aula explicamos o funcionamento do jogo e apresentamos as perguntas para que os alunos tivessem conhecimento prévio das mesmas. [...]

Link de acesso do arquivo completo:




2) Eixo Temático: Relato de Experiência
 
Autores*: Daniel Meireles Dias; Cristiane Martinez Pereira - Aline Guerra Dytz (Orientadora)

Resumo
A proposta do subprojeto da Física está no desenvolvimento de atividades práticas e experimentais com alunos do ensino médio, focando no ensino-aprendizado e na busca de maior interesse dos alunos pelos conteúdos de física. A primeira atividade do grupo foi a elaboração de um almanaque de física, com o intuito de familiarização de conceitos, sem necessidade de ter conhecimentos de física. Em seguida, como a atividade lúdica permitiu uma boa interação do grupo, estimulou o trabalho em grupo e explorou a criatividade dos pibidianos, foi elaborado um jogo de tabuleiro para o conteúdo de termodinâmica. [...]

Resultados e Discussões
As atividades propostas para o grupo permitiram que o mesmo trabalhasse em conjunto de forma participativa e divertida. Os relatos dos alunos de ensino médio foram essenciais para motivação dos pibidianos no projeto de física. Apesar de uns relatos que demonstram a desmotivação e desinteresse de alguns alunos do ensino médio, percebe-se que as ações com resultados positivos, que os elogios dos professores supervisores quanto ao empenho e conduta dos pibidianos na escola tem impactos positivos na motivação dos pibidianos em continuar na caminhada de um curso que requer muito estudo, dedicação e empenho. [...]

Link de acesso ao arquivo completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário