Participação em projetos e eventos
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física
"Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea"26 a 30 de janeiro de 2015 - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG
"Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea"26 a 30 de janeiro de 2015 - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG
Link de acesso ao cronograma do evento:
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/programa/
Anais do V Seminário Institucional do PIBID
III Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica
1) APLICAÇÃO
DE UM JOGO PARA REFORÇO E APRENDIZADO
Autores*: LONTRA,
Patrícia Milano; CÔRREA,
Lucielma dos Santos da Silva; PEREIRA,
Cristiane (professor supervisor); DYTZ,
Aline Guerra (Orientadora)
Resumo
Como
bolsista do Pibid Física Furg elaborou-se um jogo lúdico sobre
termodinâmica para aplicar nas escolas de ensino médio. O jogo
consta de um tabuleiro de papel pardo onde as peças são os próprios
alunos. O objetivo desse jogo é ensinar, revisar e reforçar os
conceitos relacionados à termodinâmica conforme o conteúdo
ministrado pelo professor supervisor. Para aplicação desse jogo
primeiramente fomos à sala de aula explicamos o funcionamento do
jogo e apresentamos as perguntas para que os alunos tivessem
conhecimento prévio das mesmas. [...]
Link de acesso do arquivo completo:
2) Eixo
Temático: Relato de Experiência
Autores*: Daniel
Meireles Dias; Cristiane
Martinez Pereira - Aline
Guerra Dytz (Orientadora)
Resumo
A
proposta do subprojeto da Física está no desenvolvimento de
atividades práticas e experimentais com alunos do ensino médio,
focando no ensino-aprendizado e na busca de maior interesse dos
alunos pelos conteúdos de física. A primeira atividade do grupo foi
a elaboração de um almanaque de física, com o intuito de
familiarização de conceitos, sem necessidade de ter conhecimentos
de física. Em seguida, como a atividade lúdica permitiu uma boa
interação do grupo, estimulou o trabalho em grupo e explorou a
criatividade dos pibidianos, foi elaborado um jogo de tabuleiro para
o conteúdo de termodinâmica. [...]
Resultados e Discussões
As
atividades propostas para o grupo permitiram que o mesmo trabalhasse
em conjunto de forma participativa e divertida. Os relatos dos alunos
de ensino médio foram essenciais para motivação dos pibidianos no
projeto de física. Apesar de uns relatos que demonstram a
desmotivação e desinteresse de alguns alunos do ensino médio,
percebe-se que as ações com resultados positivos, que os elogios
dos professores supervisores quanto ao empenho e conduta dos
pibidianos na escola tem impactos positivos na motivação dos
pibidianos em continuar na caminhada de um curso que requer muito
estudo, dedicação e empenho. [...]
Link de acesso ao arquivo completo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário