domingo, 21 de fevereiro de 2016

Projetos: Subprojeto de Física


1) CONSTRUÇÃO DE UM TERMÔMETRO DE ÁLCOOL PARA ENSINO DE TERMODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO 

Autores*: William Teodoro Corrêa da Cruz; Davi Ribeiro Roxo; Marry Nunes de Araujo; Cristiane Martinez Pereira; Dytz, Aline Guerra (orientadora)

Introdução
A participação de licenciandos na escola aprimora o ser docente, familiarizando os licenciandos com as ações de sua futura profissão. Esta ação de participação está sendo feita por meio do PIBID/FURG – Subprojeto de Física. O tema abordado na escola Getúlio Vargas, foi sobre termodinâmica e a proposta deste trabalho foi confeccionar um termômetro com  materiais recicláveis e fácies de se encontrar. O objetivo é reforçar os conhecimentos teóricos e aplicar essa teoria  de forma simples e prática.

Resultados e Discussões
Aplicamos em uma turma de segundo ano do ensino médio. Formamos quatro grupos, porém a maioria dos alunos fez seu próprio termômetro. Os alunos puderam perceber que com a variação de temperatura na superfície da garrafa, ao aquecer o álcool,  este dilata, o que faz com que ele suba pelo canudo, mantendo assim um padrão para cada mudança de temperatura. Com isso, comparamos com um termômetro de mercúrio criando uma escala termométrica. Assim os alunos puderam verificar os valores relacionados com aumento de temperatura. No total foram feitos 8 termômetros e todos funcionaram como o esperado para esta aplicação. Como resultado da realização da aula prática, 80% dos alunos acharam a experiência positiva por terem aplicado um conhecimento teórico que aparentemente era complexo, mas que puderam compreender o fenômeno envolvido e associar com o conteúdo visto em aula.

Considerações Finais
Os resultados obtidos foram satisfatórios com baixo índice de erros na escala termométrica, porque todos os termômetros funcionaram perfeitamente. Outro aspecto relevante foi a interação dos alunos que demonstraram bastante interesse, contribuindo na coleta dos materiais para fazer o termômetro reciclável e dedicando-se para que o mesmo funcionasse conforme proposto pelos licenciandos.  Além disso, o mais importante foi a compreensão o fenômeno físico expressado pelo experimento.

Link de acesso ao arquivo completo:


*Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário