1) CONSTRUÇÃO
DE UM TERMÔMETRO DE ÁLCOOL PARA ENSINO DE TERMODINÂMICA NO ENSINO
MÉDIO
Autores*: William
Teodoro Corrêa da Cruz; Davi
Ribeiro Roxo; Marry
Nunes de Araujo; Cristiane
Martinez Pereira; Dytz,
Aline Guerra (orientadora)
Introdução
A
participação de licenciandos na escola aprimora o ser docente,
familiarizando os licenciandos com as ações de sua futura
profissão. Esta ação de participação está sendo feita por meio
do PIBID/FURG – Subprojeto de Física. O tema abordado na escola
Getúlio Vargas, foi sobre termodinâmica e a proposta deste trabalho
foi confeccionar um termômetro com materiais recicláveis e
fácies de se encontrar. O objetivo é reforçar os conhecimentos
teóricos e aplicar essa teoria de forma simples e prática.
Resultados e Discussões
Aplicamos
em uma turma de segundo ano do ensino médio. Formamos quatro grupos,
porém a maioria dos alunos fez seu próprio termômetro. Os alunos
puderam perceber que com a variação de temperatura na superfície
da garrafa, ao aquecer o álcool, este dilata, o que faz com
que ele suba pelo canudo, mantendo assim um padrão para cada mudança
de temperatura. Com isso, comparamos com um termômetro de mercúrio
criando uma escala termométrica. Assim os alunos puderam verificar
os valores relacionados com aumento de temperatura. No total foram
feitos 8 termômetros e todos funcionaram como o esperado para esta
aplicação. Como resultado da realização da aula prática, 80% dos
alunos acharam a experiência positiva por terem aplicado um
conhecimento teórico que aparentemente era complexo, mas que puderam
compreender o fenômeno envolvido e associar com o conteúdo visto em
aula.
Considerações Finais
Os
resultados obtidos foram satisfatórios com baixo índice de erros na
escala termométrica, porque todos os termômetros funcionaram
perfeitamente. Outro aspecto relevante foi a interação dos alunos
que demonstraram bastante interesse, contribuindo na coleta dos
materiais para fazer o termômetro reciclável e dedicando-se para
que o mesmo funcionasse conforme proposto pelos licenciandos.
Além disso, o mais importante foi a compreensão o fenômeno físico
expressado pelo experimento.
Link de acesso ao arquivo completo:
*Todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário