domingo, 21 de fevereiro de 2016

Mostra de Produção Universitária (MPU): Subprojeto Interdisciplinar

Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg Física:



1) PROJETO SEMEAR: FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores*: SARAIVA,  Cleusa Chagas(autor/es) HAMMES, Caroline FARIAS, Ana Silvia FALCÃO, Leticia CORREA -  Elaine Pereira(orientador)

Introdução
Este trabalho apresenta o Projeto Semear, elaborado pelo grupo PIBID Interdisciplinar, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O Projeto realizado na Escola Municipal Frederico Ernesto Buchoolz, envolve a professora supervisora e licenciandos de diferentes áreas do conhecimento e tem como objetivo associar a formação e o trabalho docente aos estudos e práticas interdisciplinares. Nesse sentido, o desenvolvimento do Projeto que utiliza a horta escolar como objeto de pesquisa interdisciplinar com uma tentativa inovadora de  metodologia de ensino , vem se mostrando como uma potente ferramenta para articular formação docente com o tema interdisciplinaridade na escola.

Resultados e Discussões
As oficinas de aprendizagem e as demais ferramentas metodológicas possibilitam a construção de um trabalho interdisciplinar, que rompe com a atual forma de organização das disciplinas no currículo escolar, na busca da edificação de um currículo para a construção social do saber. A Interdisciplinaridade, na concepção crítica, contribui para construir uma educação transformadora. 

Considerações Finais
Considerando que o professor é capaz de promover aprendizagens e vivências significativas, então é preciso envolvê-los em todas as atividades possíveis de serem desenvolvidas na escola, com  a aquisição de novos conhecimentos, onde todos os envolvidos no projeto, por meio da pesquisa e prática podem exercer uma atividade de ordem dinâmica, que favorece o ensino de várias áreas do conhecimento interligando-as e também possibilitando o incentivo à pesquisa e discussão de temas transversais como meio ambiente, alimentação, desperdício, trabalho cooperativo, comportamento.  E tornar possível o desenvolvimento do método de ensino-aprendizagem, através da prática aliada sempre a teoria.

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2) REDESCOBRINDO A ETEGV, UMA ESCOLA, UMA HISTÓRIA.

Autores*: MATOS, Joel Quevedo de BISTRICHI, Claudia Recowsky LARRALDE, Karina Vicent SOUZA, Vagner Viera de -  PEREIRA, Elaine Correa  (Orientadora)

Introdução
Nosso objetivo é trabalhar a relação entre os alunos e a escola, revivendo a história da mesma em sua forma complexa e apresentando essa estrutura aos alunos, com a ideia de inclui-los como membros formadores da micro sociedade escolar, capazes de somar a ela suas inovações e modificar esse ambiente que lhes é entregue "pronto". 

Para isso se mostra necessário derrubar conceitos que foram cultivados durante anos, frases como: "foi sempre assim..." e "que diferença faz?" se tornam proibidas não apenas no vocabulário, mas na mente dos alunos e funcionários, nos é importante considerar todo e cada individuo da sociedade como um componente histórico, capaz de alterar o ambiente ao seu redor de forma inovadora.

Resultados e Discussões
Devido ao fato do trabalho ainda estar em fase de formação e também a sua imensa carga de pesquisa dentro da comunidade escolar, tendo como produção de material físico relacionada a própria pesquisa, nosso resultado atual é a movimentação da comunidade escolar em auxiliar com relatos (e documentos em alguns casos) que nesse processo se integra da nossa proposta e contribui ao mesmo tempo que se engrandece com a troca de informação. 

Considerações Finais
Nesse momento estamos concluindo a revista eletrônica, tendo os painéis em vista e o documentário no horizonte, felizmente já nos inteiramos da maior parte das informações necessárias, e a revista necessita de apenas alguns retoques.

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3) O PIBID INTERDISCIPLINAR CULTIVANDO SABERES COM A HORTA ESCOLAR.

Autores*: KLAFKE, Fábio José SARAIVA, Cleusa Chagas ANJOS, Dayana Pereira dos FARIAS, Ana Sílvia de Souza CORREA, Elaine Pereira (orientadora)

Introdução
Traz-se aqui, uma síntese das ações realizadas na Escola Frederico Ernesto Buchholz, no município de Rio Grande, RS, no período de maio a dezembro de 2014, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação aDocência (PIBID) Interdisciplinar. Um trabalho desenvolvido com professores, funcionários e educandos dos 4º anos do ensino fundamental. 

Resultados e Discussões
A partir do relato das professoras e da análise das produções, ao cabo das atividades citadas a cima, pode-se perceber que essas fomentaram o desenvolvimento da escrita em grande parte dos educandos, como também, os incitaram à construção coletiva de um ambiente de aprendizagem interdisciplinar, trazendo ao grupo além de amadurecimento e união, o sentimento de pertença ao espaço criado. 

Considerações Finais
Com práticas pedagógicas adequadas ao trabalho, elaboração e desenvolvimento da horta escolar, observa-se que há também o estímulo à aprendizagem a partir do ambiente construído. Com isso a aquisição de novos conhecimentos, onde todos, por meio da pesquisa e prática podem exercer uma atividade de ordem dinâmica, que favorece o ensino de várias áreas do conhecimento interligando-as, além de despertar valores sociais como participação, senso de responsabilidade, relação interpessoal e sensibilização acerca das questões relacionadas ao período histórico em que vivemos.

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4) OFICINA INTERDISCIPLINAR PIBID: VIVENCIANDO E COSNTRUINDO SABERES EM UM ESPAÇO DE APRENDIZADO

Autores*: AMARÍLIO, Carmen BIANCHI, Rosemary Martins MACHADO, Natalí Freitas MAIO, José Endrew Orientador: PEREIRA, Elaine Corrêa (Orientadora)

Introdução
Este projeto apresenta-se como grande desafio a interação entre a teoria desenvolvida no currículo do Ensino Médio em prática vivenciais como ações interdisciplinares a serem desenvolvidas pelo subprojeto Interdisciplinar/FURG. 

Sendo agraciada com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/FURG) a escola vê essa integração entre a educação superior e a escola pública, uma grande oportunidade em oferecer aos seus educandos um espaço para construção de saberes através do projeto de trabalho das pibidianas envolvidas neste grupo intitulado OFICINA INTERDISCIPLINAR/PIBID: Vivenciando e construindo saberes em um espaço de aprendizagem.

Resultados e Discussões
Uma das dificuldades enfrentadas em dar continuidade ao trabalho foi em relação a evasão por parte dos alunos. Estes formam outra turma no contra turno e, por ser um espaço onde a frequência não é obrigatória, ser um grupo aberto, o transito de alunos é mutável. Cabe ressaltar que, os alunos que deram continuidade participando ao projeto há um grande interesse. Necessita-se repensar a logística das práticas em um novo projeto. Devido a esta incerteza da clientela a ser atendida pelos pibidianos, o grupo desenvolverá o subprojeto em turmas regulares, atendendo do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, dentro do seu horário escolar. 

Considerações Finais
O trabalho de avaliação em turmas regulares resultará de uma reflexão com o grupo de trabalho sobre o planejamento e do feedback diário, das informações, questões e sugestões que receberam. Propondo aos alunos atividades contextualizadas diárias, o grupo de trabalho do projeto observará e planejará, de acordo com o interesse demonstrado pelos “novos” envolvidos na proposta, as próximas atividades.

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5) OFICINA INTERDISCIPLINAR PIBID: DESAFIOS ENFRENTADOS AO DESENVOLVER INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Autores*: AMORIM, Luiza Alves Penteado BIANCHI, Rosemary Martins GUERREIRO, Natália Garcia - Orientador: PEREIRA, Elaine

Introdução
Baseando-se no projeto realizado na Escola Carlos Loréa Pinto, que tem como título "OFICINA INTERDISCIPLINAR/PIBID: Vivenciando e construindo saberes em um espaço de aprendizagem" será relatado o desafio enfrentado ao desenvolver atividades interdisciplinares durante a realização deste projeto. 

O projeto em questão foi um grande desafio, no qual foram planejadas atividades estabelecendo o entrelaçamento entre conteúdos e metodologias diferenciadas que pudessem agregar mais conhecimento aos alunos e tornar real, dentro da escola, a prática interdisciplinar. Nunca imaginou-se que o nosso maior desafio a ser enfrentado seria a evasão por parte dos alunos, que acabaram, por diversos motivos, deixando de participar do projeto.

Resultados e Discussões
O trabalho de avaliação, ainda em andamento, resulta de uma reflexão com o grupo de trabalho sobre o planejamento e do feedback diário, das informações, questões e sugestões que receberam. Propondo aos alunos atividades contextualizadas diárias, o grupo de trabalho do projeto observará e planejará, de acordo com o interesse demonstrado pelos envolvidos na proposta, as próximas atividades.

Através dos depoimentos de alunos evadidos verificou-se várias razões pelo abandono ao projeto: achavam que seria reforço a determinadas disciplinas, o aluno tem dificuldades em trabalhar interdisciplinarmente, saídas por participarem em estágios e jovem aprendiz, cursinhos preparatórios para o ENEM, cursos técnicos, desinteresse dos alunos, atividades no contra turno entre outros. Podemos observar dados coletados de relatos dos 13/20 (treze de vinte) alunos inscritos no subprojeto interdisciplinar sobre os motivos da evasão, permanecendo um número 07 (sete) alunos que não tornaria viável o desenvolvimento das atividades. Cabe ressaltar que os alunos frequentes demonstraram grande participação e interesse nas atividades interdisciplinares e alguns deles foram convidados a participarem como auxiliares na continuidade do projeto. 

Considerações Finais
Pode-se concluir que os fatores externos estão presentes na problemática da evasão escolar contra turno. Fica claro que o maior desafio enfrentado em dar continuidade ao trabalho foi em relação a evasão por razões diversas por parte dos alunos. Estes formam outra turma no contra turno e, por ser um espaço onde a frequência não é obrigatória, ser um grupo aberto, o transito de alunos é mutável. . Devido a esta incerteza da clientela a ser atendida pelos pibidianos/licenciandos, necessita-se repensar a logística das práticas em um novo projeto, então o grupo desenvolverá o subprojeto em turmas regulares, atendendo do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, dentro do seu horário escolar. 

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1) COLABORANDO COM O FUNCIONAMENTO E UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E COM O INCENTIVO A LEITURA.

Autores*: DE LIMA,  Andreza Velho AMORIM, Luiza Alves Penteado GUERREIRO, Natália Garcia FREITAS, Natalí - Orientador: PEREIRA, Elaine

Introdução
O nosso trabalho pretende apresentar um projeto elaborado durante nossa atuação no PIBID INTERDISCIPLINAR. Tal projeto tem como objetivo colaborar com o funcionamento, organização e utilização da biblioteca como espaço de aprendizagem e incentivo à leitura. Através do nosso projeto temos a intenção de proporcionar espaços de leitura que representem conhecimento, prazer e alegria para os alunos da escola [...]

[...] Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura e que na era das tecnologias os ambientes e acesso a acervos literários estão sendo pouco utilizado, este projeto nasceu a partir da ideia da supervisora e das alunas licenciandas e participantes do PIBID/FURG/ESCOLA LORÉA PINTO, para que os alunos das turmas selecionadas utilizem e percebam a importância Biblioteca Escolar e sejam motivados à leitura e trabalhos interdisciplinares a partir da mesma.

Resultados e Discussões
Com a aplicação desse projeto pretendemos incentivar os alunos a fazerem da leitura algo constante em suas vidas e também trabalhar a interdisciplinaridade no contexto escolar, partindo da leitura e estendendo a outras práticas interdisciplinares que possam contribuir com o desenvolvimento da capacidade reflexiva do aluno bem como sua formação como cidadão crítico e participativo. O resultado que esperamos após a aplicação do projeto é que tenhamos colaborado para a formação dos futuros cidadãos de nossa sociedade e ter contribuído na melhoria da concepção que a maioria das pessoas tem sobre leitura; queremos mostrar que a leitura pode ser prazerosa e também uma grande aliada nas práticas interdisciplinares.

Considerações Finais
Após a aplicação do projeto, faremos uma reflexão com o grupo de trabalho sobre tudo que vivenciamos com os alunos. Acreditamos que depois desta experiência todos estaremos transformados; tanto nós, pibidianas que aplicaremos o projeto, quanto os alunos da escola Loréa Pinto, que irão participar dele conosco. Queremos mostrar que ainda se pode resgatar a leitura e a utilização dos livros contidos na escola bem como incentivar a utilização do espaço da biblioteca escolar, colaborando também para a prática interdisciplinar dentro do contexto escolar. 

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2) TRABALHANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS

Autores*: Munhoz,Magda Medianeira Alberti Munhoz; ZAMBELLI, Patricia Antoneli Zambelli; SILVA, Matheus Marinho da Silva; MATTOS, Leandro Barros de Mattos; CORRÊA,Elaine Corrêa Pereira( Orientadora)

IntroduçãoPensar a educação na escola, requer segundo intervenção pedagógica sensível ao processo de história e identidade do educando, levando em conta a produção cultural, situada e contextualizada. Freire (1996)

Nesta dimensão, escola espaço físico, equipe diretiva, professores, educandos e funcionário formam um conjunto dinâmico marcando um tempo, embora transitório. No entanto deixam na sociedade a construção efetiva desta época.

Especificamente, falando da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, da cidade de Rio Grande-RS, percebeu-se a necessidade do desenvolvimento de um projeto que buscasse afirmação de sua trajetória social concernente a sua historicidade.

Nesse sentido, justamente no ano em que a escola completa sessenta anos de fundação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência interdisciplinar, contempla a escola com sua intervenção, oportunizando apreciar, este espaço escolar, de forma mais especial e específica sem a interferência do olhar rotineiro.

Resultados e DiscussõesEm virtude deste projeto de trabalho encontrar–se, no começo de sua produção, a intenção estreita-se neste momento , apenas na sua divulgação. Mesmo assim, há de ser levado em conta a sua relevância social, pelo seu caráter formativo, educativo e sobre tudo incentivador da relação escola e comunidade escolar.

Consideração FinaisEste projeto de trabalho interdisciplinar, permite a comunidade escolar vivenciar e criar vínculos com sua própria história. Oportuniza a professora supervisora e seus licenciandos, desenvolver metodologias e didáticas, exercitando o processo de conhecimento e avaliação por meio de verificações práticas afirmando a profissão escolhida.

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https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BdHM1TTdoblhLd0k/view?usp=sharing




3)  HORTA ESCOLAR: AMPLIANDO OS HORIZONTES PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Autores*: RIBEIRO, Camila Lopes (autor)    ANJOS, Dayana Pereira (co-autor) PEREIRA, Elaine Corrêa (orientador)

Introdução
Organizar uma horta na escola é uma atividade trabalhosa, mas compensadora porque promove mudanças de valores, hábitos, atitudes e metodologias dos alunos, professores e funcionários, tornando a própria a escola o exemplo dessa mudança.

Dentro deste contexto, apresentamos um recorte do projeto “A Horta escolar na produção de uma nova proposta interdisciplinar”, que está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ernesto Buchholz, utilizando a horta como uma ferramenta didática e de extensão da sala de aula, possibilitando aos educandos uma proposta onde os conteúdos curriculares se entrelacem. O desenvolvimento do projeto foi pensado também, como forma de suprir necessidades da escola onde nós, participantes do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), estamos atuando, refletindo e buscando a partir do desenvolvimento da horta escolar o comprometimento dos educandos com o cuidado e respeito pelo ambiente escolar. Além disso, estamos interessados em trabalhar as relações interpessoais e pertencimento no espaço escolar, ressignificando os conteúdos e possibilitando o pensar quanto às estratégias de aprendizagem e resgate de valores.

Como alunos dos cursos de licenciatura, ou como professores da escola, estamos fazendo um trabalho reflexivo sobre a prática docente, que dificuldades encontramos e os avanços que sentimos no exercício da prática interdisciplinar no cotidiano das atividades escolares. Assim esse projeto também possibilita a observação das nossas vivências e inserção em uma nova perspectiva de prática docente.

Resultados e Discussões
Como este projeto ainda está sendo implementado, podemos afirmar que os primeiros impactos sobre as dinâmicas realizadas até o momento, são positivos. Os alunos se mostraram receptivos e participativos, contribuindo com novas ideias de práticas escolares. A partir desses primeiros passos, pretendemos oportunizar aos alunos, aprendizagens significativas e a ressignificação do trabalho em grupo.

Considerações Finais
Sabemos que não será nada fácil executar esse projeto, mas podemos comprovar a importância que uma horta escolar, pedagogicamente bem explorada poderá trazer, não pensado somente como um espaço produtor de alimentos, mas sim como um instrumento pedagógico para desenvolver atitudes de enfrentamento dos problemas ambientais e atividades interdisciplinares.

Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BeG11bGN1NkZxTEU/view?usp=sharing



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