quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

XVII Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino - PIBID FURG Geografia



Projetos PIBID/FURG em eventos nacionais




FORMAR-SE AO FORMAR NA ARTICULAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA RESUMO

Os textos reunidos neste painel compartilham a fundamentação freireana de que não há docência sem discência e, portanto, assumem a perspectiva de formar-se ao formar tanto como possibilidade quanto como desafio ao trabalho de formação de professores. O primeiro texto, intitulado A formação de formadores em uma instituição de educação profissional, desenvolve a investigação no âmbito do Curso de Licenciatura para a educação profissional e tecnológica; o segundo texto, intitulado A importância da formação de professores de Geografia em roda para o PIBID, investiga a articulação da universidade com a escola por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Curso de Geografia; o terceiro texto, intitulado O diário de pesquisa como procedimento de ensinar e de aprender apresenta o diálogo de saberes exercido entre universidade e escola, apoiado pela pesquisa. Atuando em contextos formativos específicos, as pesquisas apresentam diferentes dispositivos de formação, tais como: a roda de formação, o portfólio coletivo e o diário de pesquisa, que têm em comum o potencial transformador das relações de ensinar e de aprender. Os resultados das pesquisas realizadas, em cada contexto específico, contribuem para fertilizar a reflexão sobre a importância do diálogo de saberes exercido entre educadores/as da universidade e educadores/as da escola, num percurso em que se formam e se transformam mutuamente. Pretende-se compartilhar as seguintes questões: como criar condições para o diálogo entre os/as educadores/as da escola e da universidade? Como a pesquisa acadêmica pode contribuir para a formação continuada, de modo a fortalecer os/as educadores/as que atuam na escola? Como os educadores da escola podem ser reconhecidos como coformadores nos cursos de formação inicial? Estas, entre outras questões, orientarão o diálogo sobre a escola como espaço de formação docente, em articulação com a universidade. 

Palavras-chave: Rodas de formação. Portfólio coletivo. Diário de pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário