sábado, 20 de fevereiro de 2016

Mostra de Produção Universitária (MPU): Subprojeto Letras - Português/Francês

Projetos apresentações na Mostra de Produção Universitária, a partir de projetos realizados pelos bolsistas do subprojeto do Pibid/Furg Letras - Português/Francês:




1) A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ARTICULANDO AS ORIENTAÇÕES DOS PCNS PARA AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E A DIDÁTICA DE ENSINO DE FLE (PIBID FRANCÊS)

Autores*: DORNELES, Matheus (autor) - MISIAK, Eliane (orientadora)

Objetivos
• Refletir sobre a prática da escrita no processo de ensino-aprendizagem de FLE;
• Trabalhar a compreensão e expressão escritas;
• Propor uma prática didática mais humana;
• Estimular a criatividade;
• Realizar atividades interdisciplinares;
• Criar um livro de poemas.

Resultados
• Discussões sobre estereótipos de gênero;
• Conversa sobre consciência ambiental;
• Noções de gêneros textuais;
• Criação do livro ANIMOTCROISÉS

Considerações Finais
• Concepções sobre o Cadre européen commun de référence pour les langues;
• Abordagem sobre as competências;
• Formação de uma unidade didática.

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2) DIDÁTICA DO INTERCULTURAL: PIBID FRANCÊS FURG NA ESCOLA ESTADUAL LEMOS JÚNIOR

Autores*: TIETZ, Patricia Terra Escouto, PADILHA, Alessandra Bastos da Silva, SILVA, Carine Guedes Camargo da - MISIAK, Eliane (orientadora)

Introdução
[..] Em 2012, todo o planejamento foi construído visando fazer com que os alunos compreendessem o processo migratório que estava acontecendo na cidade do Rio Grande, em razão do desenvolvimento de seu porto e de sua indústria naval. Para tal fim, ao estudo do conteúdo linguístico foi associado o estudo do conhecimento de mundo e introduziu-se a noção de alteridade. Pretende-se, com o presente trabalho, apresentar algumas das ações desenvolvidas ao longo deste período.  

Resultados e Discussões
Acredita-se que a abordagem intercultural possibilitou aos estudantes, enquanto atores sociais, além de aprenderem uma nova língua estrangeira, colocarem-se no lugar do outro e voltarem-se para a sua própria cultura, problematizando-a. Essa abordagem permitiu o desenvolvimento de uma competência intercultural, isto é, o conhecimento de si mesmo e do outro em um contexto que respeita as diferenças linguísticas e culturais.

Vale ressaltar que o edital foi encerrado com sucesso no Colégio Estadual Lemos Júnior. As metas propostas atingiram os resultados pretendidos e, ultrapassando as expectativas, o francês permaneceu no colégio. Desde março de 2014, o curso de francês, ministrado pela ex-professora supervisora do subprojeto de francês, está sendo ofertado não apenas aos alunos da escola, mas também à comunidade em geral.  

Considerações Finais
Através do trabalho desenvolvido pelo PIBID Francês na Escola Lemos Júnior, de julho de 2011 a fevereiro de 2014, pode-se notar um grande avanço no trabalho de valorização e reinserção da língua francesa no contexto da educação básica. Através do projeto, foi possível retomar o ensino deste idioma de forma a promover não apenas o aprendizado de uma língua estrangeira, mas também o conhecimento e respeito por outras culturas.

Link de acesso ao arquivo completo:



3) JOGOS DIDÁTICOS: APRENDER FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS (PIBID FRANCÊS)

Autores*: TISSOT, Carolina (autora); BEIERSDORFF, Luciani (coautora);  TEIXEIRA, Mary Margareth (coautora) - MISIAK, Eliane (orientadora)

Introdução
O presente trabalho tem por objetivo geral compartilhar algumas experiências relacionadas ao uso de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira e vivenciadas na E.M.E.F Sant’Ana, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid FURG), subprojeto de Francês, presente na escola desde março de 2014. Tal abordagem foi guiada pelos seguintes objetivos específicos: promover o uso dos jogos como instrumento de ensino-aprendizagem, contribuir para a diversificação das práticas em sala de aula, inscrever o uso dos jogos dentro de uma progressão pedagógica, e desenvolver, além da competência linguística, diferentes competências linguageiras.

Resultados e Discussões
A partir dos objetivos relatados inicialmente, já é possível perceber alguns resultados, ainda que parciais. As aulas ficaram mais dinâmicas com o uso dos jogos como instrumento de ensino-aprendizagem e contribuíram para a diversificação das práticas em sala de aula. Os estudantes também puderam vivenciar momentos de cooperação e convívio social, além de desenvolver valores de solidariedade, respeito, pertencimento e cooperativismo. Continuaremos o nosso trabalho com outros jogos didáticos como Academia. E também criaremos jogos em conjunto com os discentes para que o aprendizado se dê progressivamente, desde o planejamento do jogo até o objetivo final com o compartilhamento em grupo.  

Considerações Finais
A partir dos resultados obtidos, ainda que parciais, verifica-se a importância do uso de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como a necessidade de novas abordagens articulando língua, jogos e TIC.

Quanto à importância do Pibid na formação docente, inicial e continuada, percebe-se que este projeto promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica.

O PIBID Francês é um grande desafio, pois as línguas estrangeiras em geral, e o Francês especificamente, não recebem a atenção necessária nos currículos da Educação Básica. Contudo, essa experiência de iniciação à docência fortalece e complementa nossos saberes sobre a escola, sobre a língua francesa e as culturas francófonas, e sobre o trabalho docente.  

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1) APRENDENDO FRANCÊS COM A COPA DO MUNDO

Autores*: BEIERSDORFF, Luciani Wienke; TEIXEIRA, Mary Margareth - MISIAK, Eliane (orientadora)


Introdução
Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência vivenciada na E.M.E.F Sant’Ana, parceira no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da FURG, subprojeto de francês, desde março de 2014. As atividades aconteceram ao longo do primeiro semestre do corrente ano e tiveram como temática a Copa do Mundo de 2014 como recurso para a aprendizagem da língua francesa. Destacamos, ainda, as contribuições do PIBID Francês no fortalecimento da formação docente e da prática escolar.
Resultados e DiscussõesMediante a proposta apresentada ao longo dos jogos, foi possível perceber que a grande maioria dos alunos se mostrou muito participativa e receptiva. A cada nova semana de aula, aumentavam a curiosidade e os questionamentos sobre os países francófonos. Também ficou evidente que o objetivo almejado no início da proposta de trabalho foi alcançado, uma vez que os educandos conseguiram desenvolver uma visão mais aberta diante das diferenças linguísticas e culturais trazidas por uma abordagem que considera o ensino da língua e da cultura como sendo indissociáveis.
Considerações FinaisO PIBID Francês é um grande desafio, pois as línguas estrangeiras em geral, e o Francês especificamente, não recebem a atenção necessária nos currículos da Educação Básica. Quando chegamos à escola, precisamos construir um espaço, seduzir a comunidade e nos dedicarmos muito. Contudo, essa experiência de iniciação à docência fortalece e complementa nossos saberes sobre a língua francesa e as culturas francófonas, sobre a escola e sobre o trabalho docente.
Link de acesso ao arquivo completo:
https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BZ1FEN1BJWjBwWFE/view?usp=sharing


2) DIDÁTICA DO INTERCULTURAL: PIBID FRANCÊS FURG NA ESCOLA ESTADUAL LEMOS JÚNIOR

Autores*: TIETZ, Patricia Terra Escouto, PADILHA, Alessandra Bastos da Silva, SILVA, Carine Guedes Camargo da - MISIAK, Eliane (orientadora)

ResumoEm 2012, todo o planejamento foi construído visando fazer com que os alunos compreendessem o processo migratório que estava acontecendo na cidade do Rio Grande, em razão do desenvolvimento de seu porto e de sua indústria naval. Para tal fim, ao estudo do conteúdo linguístico foi associado o estudo do conhecimento de mundo e introduziu-se a noção de alteridade. Pretende-se, com o presente trabalho, apresentar algumas das ações desenvolvidas ao longo deste período.

Resultados e DiscussõesAcredita-se que a abordagem intercultural possibilitou aos estudantes, enquanto atores sociais, além de aprenderem uma nova língua estrangeira, colocarem-se no lugar do outro e voltarem-se para a sua própria cultura, problematizando-a. Essa abordagem permitiu o desenvolvimento de uma competência intercultural, isto é, o conhecimento de si mesmo e do outro em um contexto que respeita as diferenças linguísticas e culturais. Vale ressaltar que o edital foi encerrado com sucesso no Colégio Estadual Lemos Júnior. As metas propostas atingiram os resultados pretendidos e, ultrapassando as expectativas, o francês permaneceu no colégio. Desde março de 2014, o curso de francês, ministrado pela ex-professora supervisora do subprojeto de francês, está sendo ofertado não apenas aos alunos da escola, mas também à comunidade em geral.    Considerações FinaisAtravés do trabalho desenvolvido pelo PIBID Francês na Escola Lemos Júnior, de julho de 2011 a fevereiro de 2014, pode-se notar um grande avanço no trabalho de valorização e reinserção da língua francesa no contexto da educação básica. Através do projeto, foi possível retomar o ensino deste idioma de forma a promover não apenas o aprendizado de uma língua estrangeira, mas também o conhecimento e respeito por outras culturas.Link de acesso ao arquivo completo:https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BQWVCZGlQa0UxUE0/view?usp=sharing



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