1) A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ARTICULANDO AS ORIENTAÇÕES DOS PCNS PARA AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E A DIDÁTICA DE ENSINO DE FLE (PIBID FRANCÊS)
Autores*: DORNELES, Matheus (autor) - MISIAK, Eliane (orientadora)
Objetivos
• Refletir sobre a prática da escrita no processo de ensino-aprendizagem de FLE;
• Trabalhar a compreensão e expressão escritas;
• Propor uma prática didática mais humana;
• Estimular a criatividade;
• Realizar atividades interdisciplinares;
• Criar um livro de poemas.
Resultados
• Discussões sobre estereótipos de gênero;
• Conversa sobre consciência ambiental;
• Noções de gêneros textuais;
• Criação do livro ANIMOTCROISÉS
Considerações Finais
• Concepções sobre o Cadre européen commun de référence pour les langues;
• Abordagem sobre as competências;
• Formação de uma unidade didática.
Link de acesso ao arquivo completo:
2) DIDÁTICA DO INTERCULTURAL: PIBID FRANCÊS FURG NA ESCOLA ESTADUAL LEMOS JÚNIOR
Autores*: TIETZ, Patricia Terra Escouto, PADILHA, Alessandra Bastos da Silva, SILVA, Carine Guedes Camargo da - MISIAK, Eliane (orientadora)
Introdução
[..] Em 2012, todo o
planejamento foi construído visando fazer com que os alunos
compreendessem o processo migratório que estava acontecendo na
cidade do Rio Grande, em razão do desenvolvimento de seu porto e de
sua indústria naval. Para tal fim, ao estudo do conteúdo
linguístico foi associado o estudo do conhecimento de mundo e
introduziu-se a noção de alteridade. Pretende-se, com o presente
trabalho, apresentar algumas das ações desenvolvidas ao longo deste
período.
Resultados e Discussões
Acredita-se que a
abordagem intercultural possibilitou aos estudantes, enquanto atores
sociais, além de aprenderem uma nova língua estrangeira,
colocarem-se no lugar do outro e voltarem-se para a sua própria
cultura, problematizando-a. Essa abordagem permitiu o desenvolvimento
de uma competência intercultural, isto é, o conhecimento de si
mesmo e do outro em um contexto que respeita as diferenças
linguísticas e culturais.
Vale ressaltar que o
edital foi encerrado com sucesso no Colégio Estadual Lemos Júnior.
As metas propostas atingiram os resultados pretendidos e,
ultrapassando as expectativas, o francês permaneceu no colégio.
Desde março de 2014, o curso de francês, ministrado pela
ex-professora supervisora do subprojeto de francês, está sendo
ofertado não apenas aos alunos da escola, mas também à comunidade
em geral.
Considerações Finais
Através do trabalho
desenvolvido pelo PIBID Francês na Escola Lemos Júnior, de julho de
2011 a fevereiro de 2014, pode-se notar um grande avanço no trabalho
de valorização e reinserção da língua francesa no contexto da
educação básica. Através do projeto, foi possível retomar o
ensino deste idioma de forma a promover não apenas o aprendizado de
uma língua estrangeira, mas também o conhecimento e respeito por
outras culturas.
Link de acesso ao arquivo completo:
3) JOGOS DIDÁTICOS: APRENDER FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO
DE ATIVIDADES LÚDICAS (PIBID FRANCÊS)
Autores*: TISSOT, Carolina (autora); BEIERSDORFF, Luciani (coautora); TEIXEIRA, Mary Margareth (coautora) - MISIAK, Eliane (orientadora)
Introdução
O presente trabalho tem
por objetivo geral compartilhar algumas experiências relacionadas ao
uso de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de uma
língua estrangeira e vivenciadas na E.M.E.F Sant’Ana, por meio do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid
FURG), subprojeto de Francês, presente na escola desde março de
2014. Tal abordagem foi guiada pelos seguintes objetivos específicos:
promover o uso dos jogos como instrumento de ensino-aprendizagem,
contribuir para a diversificação das práticas em sala de aula,
inscrever o uso dos jogos dentro de uma progressão pedagógica, e
desenvolver, além da competência linguística, diferentes
competências linguageiras.
Resultados e Discussões
A partir dos objetivos
relatados inicialmente, já é possível perceber alguns resultados,
ainda que parciais. As aulas ficaram mais dinâmicas com o uso dos
jogos como instrumento de ensino-aprendizagem e contribuíram para a
diversificação das práticas em sala de aula. Os estudantes também
puderam vivenciar momentos de cooperação e convívio social, além
de desenvolver valores de solidariedade, respeito, pertencimento e
cooperativismo. Continuaremos o nosso trabalho com outros jogos
didáticos como Academia. E também criaremos jogos em conjunto com
os discentes para que o aprendizado se dê progressivamente, desde o
planejamento do jogo até o objetivo final com o compartilhamento em
grupo.
Considerações Finais
A partir dos resultados
obtidos, ainda que parciais, verifica-se a importância do uso de
jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de línguas
estrangeiras, bem como a necessidade de novas abordagens articulando
língua, jogos e TIC.
Quanto à importância
do Pibid na formação docente, inicial e continuada, percebe-se que
este projeto promove a inserção dos estudantes no contexto das
escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica.
O PIBID Francês é um
grande desafio, pois as línguas estrangeiras em geral, e o Francês
especificamente, não recebem a atenção necessária nos currículos
da Educação Básica. Contudo, essa experiência de iniciação à
docência fortalece e complementa nossos saberes sobre a escola,
sobre a língua francesa e as culturas francófonas, e sobre o
trabalho docente.
Link de acesso ao arquivo completo:
*Todos os direitos reservados
1) APRENDENDO FRANCÊS COM A COPA DO MUNDO
Autores*: BEIERSDORFF, Luciani Wienke; TEIXEIRA, Mary Margareth - MISIAK, Eliane (orientadora)
Introdução
Este
trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência vivenciada na
E.M.E.F Sant’Ana, parceira no Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência da FURG, subprojeto de francês, desde março
de 2014. As atividades aconteceram ao longo do primeiro semestre do
corrente ano e tiveram como temática a Copa do Mundo de 2014 como
recurso para a aprendizagem da língua francesa. Destacamos, ainda,
as contribuições do PIBID Francês no fortalecimento da formação
docente e da prática escolar.
Resultados e DiscussõesMediante
a proposta apresentada ao longo dos jogos, foi possível perceber que
a grande maioria dos alunos se mostrou muito participativa e
receptiva. A cada nova semana de aula, aumentavam a curiosidade e os
questionamentos sobre os países francófonos. Também ficou evidente
que o objetivo almejado no início da proposta de trabalho foi
alcançado, uma vez que os educandos conseguiram desenvolver uma
visão mais aberta diante das diferenças linguísticas e culturais
trazidas por uma abordagem que considera o ensino da língua e da
cultura como sendo indissociáveis.
Considerações FinaisO
PIBID Francês é um grande desafio, pois as línguas estrangeiras em
geral, e o Francês especificamente, não recebem a atenção
necessária nos currículos da Educação Básica. Quando chegamos à
escola, precisamos construir um espaço, seduzir a comunidade e nos
dedicarmos muito. Contudo, essa experiência de iniciação à
docência fortalece e complementa nossos saberes sobre a língua
francesa e as culturas francófonas, sobre a escola e sobre o
trabalho docente.
Link de acesso ao arquivo completo:https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BZ1FEN1BJWjBwWFE/view?usp=sharing
2) DIDÁTICA DO INTERCULTURAL: PIBID FRANCÊS FURG NA ESCOLA ESTADUAL LEMOS JÚNIOR
Autores*: TIETZ, Patricia Terra Escouto, PADILHA, Alessandra Bastos da Silva, SILVA, Carine Guedes Camargo da - MISIAK, Eliane (orientadora)
ResumoEm 2012, todo o planejamento foi construído visando fazer com que os alunos compreendessem o processo migratório que estava acontecendo na cidade do Rio Grande, em razão do desenvolvimento de seu porto e de sua indústria naval. Para tal fim, ao estudo do conteúdo linguístico foi associado o estudo do conhecimento de mundo e introduziu-se a noção de alteridade. Pretende-se, com o presente trabalho, apresentar algumas das ações desenvolvidas ao longo deste período.
Resultados e DiscussõesAcredita-se que a abordagem intercultural possibilitou aos estudantes, enquanto atores sociais, além de aprenderem uma nova língua estrangeira, colocarem-se no lugar do outro e voltarem-se para a sua própria cultura, problematizando-a. Essa abordagem permitiu o desenvolvimento de uma competência intercultural, isto é, o conhecimento de si mesmo e do outro em um contexto que respeita as diferenças linguísticas e culturais. Vale ressaltar que o edital foi encerrado com sucesso no Colégio Estadual Lemos Júnior. As metas propostas atingiram os resultados pretendidos e, ultrapassando as expectativas, o francês permaneceu no colégio. Desde março de 2014, o curso de francês, ministrado pela ex-professora supervisora do subprojeto de francês, está sendo ofertado não apenas aos alunos da escola, mas também à comunidade em geral. Considerações FinaisAtravés do trabalho desenvolvido pelo PIBID Francês na Escola Lemos Júnior, de julho de 2011 a fevereiro de 2014, pode-se notar um grande avanço no trabalho de valorização e reinserção da língua francesa no contexto da educação básica. Através do projeto, foi possível retomar o ensino deste idioma de forma a promover não apenas o aprendizado de uma língua estrangeira, mas também o conhecimento e respeito por outras culturas.Link de acesso ao arquivo completo:https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BQWVCZGlQa0UxUE0/view?usp=sharing
ResumoEm 2012, todo o planejamento foi construído visando fazer com que os alunos compreendessem o processo migratório que estava acontecendo na cidade do Rio Grande, em razão do desenvolvimento de seu porto e de sua indústria naval. Para tal fim, ao estudo do conteúdo linguístico foi associado o estudo do conhecimento de mundo e introduziu-se a noção de alteridade. Pretende-se, com o presente trabalho, apresentar algumas das ações desenvolvidas ao longo deste período.
Resultados e DiscussõesAcredita-se que a abordagem intercultural possibilitou aos estudantes, enquanto atores sociais, além de aprenderem uma nova língua estrangeira, colocarem-se no lugar do outro e voltarem-se para a sua própria cultura, problematizando-a. Essa abordagem permitiu o desenvolvimento de uma competência intercultural, isto é, o conhecimento de si mesmo e do outro em um contexto que respeita as diferenças linguísticas e culturais. Vale ressaltar que o edital foi encerrado com sucesso no Colégio Estadual Lemos Júnior. As metas propostas atingiram os resultados pretendidos e, ultrapassando as expectativas, o francês permaneceu no colégio. Desde março de 2014, o curso de francês, ministrado pela ex-professora supervisora do subprojeto de francês, está sendo ofertado não apenas aos alunos da escola, mas também à comunidade em geral. Considerações FinaisAtravés do trabalho desenvolvido pelo PIBID Francês na Escola Lemos Júnior, de julho de 2011 a fevereiro de 2014, pode-se notar um grande avanço no trabalho de valorização e reinserção da língua francesa no contexto da educação básica. Através do projeto, foi possível retomar o ensino deste idioma de forma a promover não apenas o aprendizado de uma língua estrangeira, mas também o conhecimento e respeito por outras culturas.Link de acesso ao arquivo completo:https://drive.google.com/file/d/0B3dgJErY8l3BQWVCZGlQa0UxUE0/view?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário